• 49 3537.0980 Telefone
  • 49 9104.0013 Celular SMS / WhatsApp

Gasto médio das compras de Natal cresce 20% em Santa Catarina

Gasto médio das compras de Natal cresce 20% em Santa Catarina

Apesar do aumento, comércio teve queda no volume de vendas quando comparado a 2015

A data mais importante do ano para o comércio não se converteu em bons negócios aos empresários do setor no estado.

A conclusão é da pesquisa de resultado de vendas de Natal realizada pela Fecomércio e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina.

O estudo apontou um recuo no faturamento de 9% em relação ao mesmo período de 2015 – mas em comparação aos meses anteriores houve um incremento nas vendas de 16,9%, representando uma reação na economia, mesmo que tímida.

Apesar do saldo negativo nas vendas, o gasto médio por compra aumentou de 198 reais e 56 centavos em 2015 para 238 reais e 44 centavos, uma alta de 20%.

“Ainda que não seja expressivo, o incremento nas vendas oportuniza um novo fôlego ao empresário e sinaliza que o consumidor está retomando aos poucos o consumo, embora cauteloso. Para 2017, com juros e inflação menor é possível esperar um melhor ano para o comércio”, pondera o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Para o presidente da FCDL empresário Ivan Tauffer, a opção pelas compras à vista mostra que os catarinenses evitaram o endividamento. A recuperação do varejo, entretanto, prossegue dependente da oferta de emprego e da redução das taxas de juros.

Notícias Relacionadas