(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Confira na íntegra o Rádio Jornal 99 Edição do Meio Dia do Dia de 09/01/2017

No ar o Rádio Jornal 99 2ª Edição

 

Segunda-feira, 09 de Janeiro de 2017

 

Tempo em Treze Tílias e região se apresenta....

 A temperatura é de...

 

 

Destaques da edição do Rádio Jornal 99 2ª Edição...

 

 

Programas de demissões voluntárias em estatais têm adesão de mais de 37 mil funcionários

 

Receita libera hoje consulta a lote residual do Imposto de Renda

 

Detran começa a notificar motoristas por suspensão de carteira devido a multas antigas

 

Homem toma veículo de assalto e é morto em troca de tiros com Policiais em Campos Novos

 

Vários acidentes de trânsito foram registrados durante o fim de semana na Região

 

Após morte de médico, prefeito decreta luto oficial de três dias em Videira

 

Seguem inscrições para transferências para cursos superiores gratuitos do IFC de Luzerna

 

Chuva causa estragos no interior de Tangará

 

Campanha Janeiro Branco tem ação programada para amanhã em Arroio Trinta

 

Agricultura de Ibicaré intensifica trabalhos na Silagem

 

Secretaria de Saúde de Macieira organiza trabalhos neste início de ano

 

Câmara de Vereadores de Treze Tílias realiza hoje primeira sessão ordinária do ano

 

Legislativo Velosense também tem sessão nesta segunda

 

Agricultor trezetiliense denuncia desaparecimento de placas de sinalização.

 

Veterinário da prefeitura de Salto Veloso já está atendendo no município

 

 

Rádio Jornal 99, Produção: Departamento de Radiojornalismo da Tropical FM

 

Redação e Reportagens Gabriele Welter, Rafael Silva e Luiz Alberto Rubin

 

Direção Administrativa Fernando Lopes de Lima e direção Geral Nereo Lopes de Lima

 

 

 

Apresentação Tatiane Doss Carlet e Jocimar Besutti

 

 

 

PREVISÃO DO TEMPO....

 

O dia de hoje na história

 

Aniversário dos Municípios Catarinenses de Arvoredo, Balneário Barra do Sul, Calmon, Belmonte, Formosa do Sul, Iraty, Novo Horizonte, Ouro Verde, Paraíso, Santa Helena e São Miguel da Boa Vista.

 

-Em 1963, o eleitorado brasileiro aprova em plebiscito a substituição do sistema parlamentarista, adotado em 1961, pelo presidencialismo.

 

-Em 1967, a maior ponte suspensa da América Latina é inaugurada sobre o rio Orinoco, na Venezuela, pelo presidente Raúl Leoni.

 

-Em 1999, o governador de Minas Gerais, Itamar Franco, decreta uma moratória de noventa dias a partir de 1º de janeiro no pagamento da dívida do estado para com a União.

 

2012 - Governo Catarinense liberou mais de R$ 1 milhão em recursos aos municípios atingidos pela estiagem no Oeste.

 

 

Estes são alguns dos fatos que marcam o dia 09 de Janeiro na história

 

 

 

DESTAQUES NACIONAIS E ESTADUAIS

 

Brasília – A onda de demissões chegou também nas estatais.

 

Diante das limitações legais para promover o corte de pessoal, as empresas públicas estão recorrendo a Planos de Demissão Voluntária (PDV) ou a programas de aposentadoria incentivada para enxugar a folha e, assim, tentar aliviar o caixa.

 

Levantamento feito a partir de informações do Ministério do Planejamento e das próprias empresas, mostra que os programas de desligamento lançados tiveram a adesão de 37 mil 626 funcionários em 11 estatais entre 2015 e 2016.

 

E o número deve aumentar. Alguns dos programas seguem com inscrições abertas e estatais como Caixa Econômica Federal, Correios e Eletrobras já anunciaram que lançarão novos PDVs que, juntos, podem representar mais de 22 mil cortes adicionais.

 

Em tempos de recessão e rombo recorde nas contas públicas, o governo tem incentivado esses programas, até mesmo para tentar afastar a necessidade de aporte federal em empresas em dificuldades financeiras como Correios e Eletrobras.

 

Segundo o Ministério do Planejamento, entre 2015 e 2016, foram autorizados planos de desligamento incentivado em estatais com previsão de alcance de 38.512 funcionários.

 

 

São Paulo - A Receita Federal liberou na manhã de hoje, segunda-feira, a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda.

 

O lote contempla as restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2016. A consulta pode ser feita pelo site: www.receita.fazenda.gov.br.

 

Nesse lote, estão incluídos 177 mil 539 contribuintes, que receberão o dinheiro no dia 16 de janeiro, no valor total de R$ 370 milhões.

 

Desse total, 6 milhões 768 mil e 661 reais são referentes a 21 mil 130 contribuintes idosos e 2 mil 232 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

 

Para saber se caiu na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal

 

Para acessar o extrato do Imposto de Renda, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

 

 

Florianópolis - Cerca de 11 mil e 700 condutores de Florianópolis nos últimos 30 dias receberam notificações da suspensão do direito de dirigir referentes a infrações ou acúmulo de pontos entre 2012 e 2013.

 

O Departamento de Trânsito em Santa Catarina (Detran-SC) justifica a demora para o envio das notificações pois contava com um sistema manual de análise dos casos e que desde dezembro foi substituído por um processo automatizado.

 

Por enquanto, o sistema está sendo testado na Capital, mas a partir de março será estendido a outras regionais.

 

Ainda no início deste ano, o departamento planeja suspender a carteira de outros condutores de Florianópolis que atingiram 20 pontos nos últimos cinco anos – prazo máximo para punir. O período de suspensão varia entre um mês e dois anos, dependendo do caso e de quando foi aplicada a multa.

 

O sistema automático foi implementado pelo Detran para cumprir uma das medidas apontadas por auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2015 e que mostrou que o órgão punia apenas 1,6% dos motoristas do Estado que ultrapassaram o limite de pontos entre 2010 e 2012.

 

Embora os pontos da carteira sejam somados anualmente, a punição pode ser aplicada pelo Detran em até cinco anos.

 

O advogado Fernando Cesar Rosa, que atua na área de trânsito desde 2008, confirma que o Detran tem prazo de cinco anos para punir os condutores.

 

 

 

 

 

A SEGUIR...

 

 

Acidentes de trânsito foram registrados em rodovias da Região.

 

Homem toma veículo de assalto e é morto em troca de tiros com Policiais em Campos Novos

 

 

REGIONAIS E LOCAIS

 

 

Na Manhã de sábado um casal ficou ferido em acidente registrado na SC-150 entre Piratuba e Capinzal.

 

Foi uma saída de pista, seguida de capotamento de uma S10, com placas de Herval d’Oeste.

 

Os Bombeiros de Piratuba atenderam a ocorrência. Foram registrados danos de grande monta na caminhonete que acabou também descendo um barranco.

 

De acordo com o filho do casal, o pai teria sofrido um mal súbito ao volante e acredita-se ainda que o carro tenha apresentado um problema mecânico.

 

Também na manhã de sábado por volta das 11h30 na BR 282 em Catanduvas, os Bombeiros atenderam um acidente de trânsito.

 

Foi um engavetamento envolvendo três veículos de passeio e um caminhão envolvendo uma caminhonete Ford Ranger com placas de Caibi, um Astra de Vargem Bonita, um veículo Jac, com placas de Florianópolis, além de um caminhão de Peritiba.

 

Não houve feridos, apenas danos materiais.

 

Já na Manhã de domingo, cinco pessoas foram encaminhadas ao Pronto Atendimento do município de Irani após um acidente na BR-282, próximo ao Posto Carretão.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários de Irani, o acidente envolveu um Gol placas de Herval d’Oeste e um Fiat Pálio, com placas de Brusque.

 

No Gol estavam duas pessoas, a condutora e seu irmão de 15 anos. Já o Pálio, era ocupado por um casal e uma criança de 7 anos. Nenhuma das vítimas apresentava ferimentos graves.

 

 

Campos Novos -  Homem toma veículo de assalto e é morto em troca de tiros com Policiais.

 

A Ocorrência foi registrada na madrugada de ontem, domingo, por volta das 06 horas.

 

Após um veículo Meriva ter sido tomado em assalto no município de Monte Carlo, as policias de Monte Carlo e Fraiburgo iniciaram uma perseguição automóvel que tinha placas de Fraiburgo.

 

Segundo informações colhidas no local, Luiz Carlos de Lima conhecido como “Nego Calo”, rendeu uma mulher, desferiu uma coronhada na cabeça da mesma e levou o carro fugindo em direção a Campos Novos.

 

Informados pelas guarnições do ocorrido, policiais de Campos Novos localizaram o veículo na entrada da área central da cidade na altura da Avenida JK.

 

O assaltante não respeitou a ordem de parada dos policiais e ainda efetuou disparos contra a guarnição, empreendendo fuga por algumas ruas do município.

 

O suspeito Luiz Carlos de Lima foi localizado novamente na Rua João Gonçalves de Araújo, bairro Aparecida onde uma barreira teria sido formada. Ele desceu então do veículo atirando nos policiais. Durante a troca de tiros, acabou sendo atingido na perna esquerda na altura da coxa.

 

A equipe do Corpo de Bombeiros de Campos Novos foi acionada para prestar o socorro à vítima que foi conduzida para atendimento médico no Hospital Dr. José Athanásio, não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois.

 

 

Videira – Após morte de médico, prefeito decreta luto oficial de três dias. O decreto foi publicado pelo prefeito Dorival Carlos Borga, na última sexta-feira, dia 06.

 

O médico radiologista e Clínico geral Doutor Francisco Karam, de 97 anos, faleceu na noite da última sexta. Ele estava internado na UTI do Hospital Divino Salvador, quando teria sofrido infarto.

 

Por mais de 50 anos Karam atuou na medicina em Videira, onde também foi escritor. Em 2015 ele foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelos relevantes serviços prestados na área da saúde.

 

O corpo do médico foi velado no Centro de Eventos Vitória, e sepultado ainda na tarde do último sábado, dia 07. Karam é reconhecido como uma das mais importantes autoridades médicas do Estado.

 

Após ter concluído a faculdade de Medicina na atual Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o quarto filho de um casal de libaneses, chegou a região com 24 anos de idade.

 

Originalmente, seu destino era a cidade de Caçador, mas ele acabou optando por ir trabalhar em Arroio Trinta, onde atuou por 16 anos.

 

Em 1959, decidiu mudar-se para Videira, onde atuou na área de medicina geral.

 

Especializado em radiologia, dedicou a profissão à clínica geral no Meio Oeste, onde recebeu várias homenagens, considerado um benemérito da cidade e da região.

 

 

Luzerna – Seguem inscrições para transferências em cursos superiores gratuitos do IFC. Ao todo são 43 vagas disponíveis nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação.

 

Os alunos que já estão fazendo uma graduação e desejam ingressar em um dos cursos superiores gratuitos do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna devem ficar atentos.

 

A instituição está recebendo as inscrições para transferências externas, internas, retorno de graduados e de aluno abandono somente até o próximo dia 20.

 

As 43 vagas disponíveis são tanto para o curso de Engenharia Mecânica quanto para Engenharia de Controle e Automação. O edital em que constam os critérios de seleção está disponível no site www.luzerna.ifc.edu.br.

 

Interessados devem protocolar o requerimento de inscrição na Secretaria Acadêmica do campus, entre as 8 e 14 horas.

 

 

 

Tangará – Chuva causa estragos no interior.

 

Conforme nota da prefeitura, as chuvas que assolaram o interior do município de Tangará na última sexta-feira, dia 06, afetaram diversos locais causando estragos em pontes, pontilhões e estradas de algumas comunidades.

 

Há locais onde pontes acabaram sendo arrastadas pela chuva, bem como uma cabeceira que também acabou sendo levada pela correnteza. Alguns locais ficaram sem água, luz e internet.

 

A prefeitura alerta as pessoas que trafegam pelo interior para que tomem cuidado e cautela ao passar próximo aos locais afetados pela chuva.

 

A equipe da secretaria de obras e urbanismo já iniciou os trabalhos de recuperação nos locais afetados. Alguns locais são mais críticos como próximo a Linha Gemo, Irakitan, Passo da Felicidades dentre outras comunidades.

 

A secretaria de obras e urbanismo pede a compreensão de todos, sendo que o trabalho está sendo realizado, mas deve demorar alguns dias para que tudo volte a sua normalidade.

 

 

A SEGUIR...

 

 

Campanha Janeiro Branco tem ação programada para amanhã em Arroio Trinta

 

Câmara de Vereadores de Treze Tílias realiza hoje primeira sessão ordinária do ano

 

Agricultor trezetiliense denuncia desaparecimento de placas de sinalização.

 

 

REGIONAIS E LOCAIS

 

 

Macieira – Secretaria de Saúde organiza trabalhos neste início de ano. A informação é da titular da pasta, Rosemari Santos Oliveira.

 

De acordo com ela, nesses primeiros dias, a prioridade foi fazer com que todos os servidores se inteirassem dos trabalhos da secretaria, além de verificar os convênios já existentes.

 

Além disso, pontua Rosemari, alguns planejamentos e ações já estão sendo desenvolvidos, como a organização da campanha de combate à Dengue, que deve iniciar efetivamente em fevereiro.

 

Além disso, a secretária destacou que pediu a cada profissional da saúde que entregue até o início do mês de fevereiro, um planejamento anual do trabalho que pretende desenvolver.

 

De acordo com a secretária Rose, o objetivo é oferecer maior agilidade, com controle das ações e humanização do atendimento.

 

A secretária destacou ainda que o atendimento nos postos de saúde continua normal, das 08h às 12h e das 13h às 17 horas.

 

 

Macieira – Atividades da Academia da saúde terão início em Fevereiro. A informação é da secretária de saúde, Rosemari Santos Oliveira.

 

De acordo com ela, entre as programações que estão sendo organizadas pela secretaria, está também a academia da saúde.

 

Rosemari pontua que serão criados grupos específicos para atendimento ao público, sejam homens, mulheres, crianças, idosos ou gestantes.

 

Além disso, explica a secretária, deve ser criado um grupo especial que vai buscar promover o alívio das dores crônicas, comuns em muitas pessoas.

 

De acordo com a secretária, as inscrições poderão ser efetuadas no dia 24 de janeiro, na secretaria. Na oportunidade também serão repassadas maiores informações sobre o programa Academia da Saúde.

 

 

 

Arroio Trinta – Campanha em alusão ao Janeiro Branco será realizada amanhã.

 

A Secretaria de Saúde de Arroio Trinta organiza amanhã a partir das 07 horas uma caminhada fazendo parte da campanha do Janeiro Branco.

 

Conforme o secretário, Tarcísio Lidani, a  Caminhada vai iniciar   no Posto de saúde e segue até a Portal de saída do Município para Iomerê.

 

A organização pede a todos que forem participar para que usem uma camiseta branca.

 

A Campanha Janeiro Branco tem como tema: “Quem cuida da mente, cuida da vida”. Ela foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abraão, de Minas Gerais e já se espalhou por todo o mundo, incluindo países como Japão e Estados Unidos.

 

Na Semana que passou já foi pintado um grande laço branco na rua de acesso a Casan, para simbolizar a adesão à campanha. Além disso, foram entregues panfletos no comércio de Arroio Trinta informando sobre a campanha e pedindo a adesão da comunidade.

 

Conforme Tarcísio Lidani, outras atividades também deverão ser realizadas durante esta semana.

 

O secretário reforçou a importância da campanha, uma vez que Arroio Trinta possui um número elevado de pessoas que fazem uso de psicotrópicos, onde encaixam especialmente antidepressivos e tranquilizantes.

 

O secretário acredita que um trabalho nesse sentido é essencial para que as pessoas se sintam mais felizes, sejam mais solidárias, companheiras e tenham mais paciência no dia a dia.

 

A intenção, finaliza Lidani, é desenvolver programas de prevenção às doenças relacionadas a mente, bem como fazer com que as pessoas, aos poucos, deixem de lado o uso de medicação.

 

 

Ibicaré – Secretaria de Agricultura desenvolve trabalhos de silagem para os interessados do Município.

 

De acordo com o Secretário de agricultura de Ibicaré Osni Del Ré, neste início da nova administração a pasta vem dando uma atenção especial aos agricultores que cultivam o milho.

 

O Trabalho de Silagem já teve início na semana passada e é realizado através de pedidos feitos pelos agricultores.

 

Osni Del Ré explica que para a prestação do serviço, o agricultor deve procurar a Secretaria de agricultura e realizar o agendamento dos trabalhos.

 

Cada agricultor tem direito a 20 horas gratuitas de trabalho e caso necessite mais é cobrado um valor por hora trabalhada, explica o secretário.

 

Segundo Osni Del Ré já existem aproximadamente 30 trabalhos agendados, onde a pasta possui 3 operadores de maquinas para a silagem.

 

Para o secretário, os trabalhos são rotineiros e visam armazenar alimento especialmente para o gado leiteiro.

 

Del Ré, Destacou que é uma prática comum para os agricultores e que sempre recebem a contribuição da Administração Municipal.

 

A secretaria de agricultura de Ibicaré também trabalha em regime de plantão atendendo os serviços emergenciais da pasta de obras, onde vários funcionários estão em férias.

 

 

 

Treze Tílias – Câmara de Vereadores realiza hoje primeira sessão ordinária do ano. A informação é do presidente Leocrides Brandalise.

 

Ele foi eleito presidente da mesa diretora da Câmara, no último dia primeiro, durante sessão especial de posse dos eleitos.

 

Segundo Leocrides, a expectativa é de um ano de trabalhos intensos e um clima de harmonia no legislativo, uma vez que a mesa diretora foi formada por chapa de consenso, unindo diferentes siglas partidárias.

 

O novo presidente do legislativo destaca que a primeira sessão ordinária da Câmara trezetiliense será realizada hoje, segunda-feira, a partir das 19 horas e 30 minutos.

 

 

Salto Veloso – Legislativo Velosense também inicia sessões ordinárias de 2017 nesta segunda. A informação é do presidente da casa, Ivâiner Meneghel, conhecido como Gringo.

 

Gringo foi eleito presidente em chapa de consenso, juntamente com o vice Clodoaldo Vigolo, Enilson Camilo Donadell e Rogério Voelman para comandar o legislativo velosense.

 

Segundo ele, com a posse da nova prefeita é preciso que esta gestão inicie o quanto antes os trabalhos em prol do município, portanto a primeira sessão já será realizada hoje.

 

Gringo disse que pretende fazer uma gestão conjunta com a administração municipal, para que, a exemplo do que ocorreu na campanha, todos estejam unidos pelo bem de Salto Veloso.

 

A reunião inicia às 19 horas de hoje, segunda-feira, na sede da Câmara de Vereadores.

 

 

 

Salto Veloso – Veterinário da prefeitura já está atendendo no município. Lucas Giacomin foi admitido em concurso público realizado em 2016, e iniciou os trabalhos ainda em meados de dezembro.

 

De acordo com ele, o foco é a prestação de serviços ao produtor rural, que há muito tempo vinha reivindicando o atendimento veterinário por parte da secretaria de agricultura.

 

Giacomin pontua que, devido ao fato de que muitas pessoas ainda não estão cientes da prestação desse serviço, não foram registrados muitos chamados nessas primeiras semanas.

 

Entre os serviços prestados pelo veterinário estão o atendimento clínico de animais, na prevenção de doenças e campanhas de combate à mastite, tuberculose e brucelose.

 

Lucas Giacomin explica que já nos próximos dias deve ser iniciado um diagnóstico dos perfis de cada propriedade, para que seja realizado um trabalho mais específico.

 

Segundo o veterinário, entre os principais chamados já registrados está o trabalho de controle de mastite, tristeza parasitária, intoxicações e pneumonias no rebanho leiteiro do município.

 

O agricultor que necessitar de atendimento veterinário deve entrar em contato pelo telefone 3536 0858, no escritório da Epagri, ou pelo telefone celular do próprio veterinário, no 9 9957-4028.

 

O horário de atendimento segue o padrão adotado pela prefeitura, que atualmente trabalha em turno único, das 07 às 13 horas.

 

No entanto, pontua Giacomin, o atendimento em casos de urgência e emergência pode ser solicitado a qualquer horário pelo celular.

 

O veterinário disse ter uma grande expectativa de desenvolver um trabalho diferenciado em Salto Veloso, especialmente na questão de campo, com a qual está familiarizado, por ser filho de agricultores e ter experiência prática na área.

 

 

 

Treze Tílias – Agricultor denuncia desaparecimento de placas de sinalização.

 

O agricultor Trezetiliense, Simão Lecher, esteve em contato com a Reportagem da Rádio Tropical na manhã de hoje relatando os fatos.

 

Segundo ele, nas últimas semanas pôde ser notada o desaparecimento de várias placas de sinalização às margens da rodovia que liga os municípios de Treze Tílias e Arroio Trinta.

 

O agricultor lamentou o fato, explicando que as placas são de fundamental importância para que os motoristas redobrem a atenção na região, que conta com rebanhos de vários produtores rurais.

 

As placas, lembra ele, foram colocadas pela prefeitura de Treze Tílias, justamente para orientar todos os usuários da rodovia e evitar acidentes.

 

Simão Lecher disse que vai registrar o fato na Delegacia da Polícia Civil, para que os responsáveis sejam identificados e penalizados.

 

 

 

 

 

Com redação, reportagens e edição de Gabriele Welter e Rafael Silva.

 

Direção Administrativa Fernando Lopes de Lima e Coordenação Geral Nereo Lopes de Lima está terminando o Rádiojornal 99 2ª Edição

 

APRESENTAÇÃO JOCIMAR BESUTTI E TATIANE DOSS CARLET

 

 

 

 

 

Destaques

Veja as mais acessadas