• 49 3537.0980 Telefone
  • 49 9104.0013 Celular SMS / WhatsApp

Confira na íntegra o Rádio Jornal 99 Edição do Meio Dia do Dia de 28/12/2016

 

Quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

 

Tempo em Treze Tílias e região se apresenta....

 A temperatura é de...

 

Destaques da edição do Rádio Jornal 99 2ª Edição...

 

Presidente Michel Temer estuda vetar renegociação de dívida dos estados

Secretaria de Estado da Fazenda realizou 270 operações fiscais em 2016

Imprudência é a principal causa de afogamentos, alerta Defesa Civil

Tio de menino que se afogou no Rio do Peixe em Caçador está foragido

Borga e Claudete prefeito e vice eleitos de Videira se preparam para tomar posse neste domingo dia 1º

Banco do Brasil de Presidente Castelo Branco é assaltado durante a madrugada

Setor de infraestrutura da ADR de Videira desenvolveu vários trabalhos durante o ano de 2016

Centro de Educação Profissional CEDUP de Água Doce ainda disponibiliza vagas para o ano letivo de 2017

Escritório do ICASA e CIDASC do município de Arroio Trinta entra em férias a partir desta sexta-feira

Prefeito Emerson Zanella de Macieira apresenta balanço dos oitos de sua administração municipal na Tropical FM nesta quinta-feira

Prefeito e vice de Arroio Trinta apresentam balanço da gestão 2013/2016

 

Sorteio da promoção de Natal da ACISV de Salto Veloso será realizado em janeiro

 

 

Rádio Jornal 99, Produção: Departamento de Radiojornalismo da Tropical FM

 

Redação e Reportagens Gabriele Welter, Rafael Silva e Milton Wanderlei Lemke

Coordenação de Jornalismo Milton Wanderlei Lemke.

Direção Administrativa Fernando Lopes de Lima e direção Geral Nereo Lopes de Lima

 

Apresentação Milton Lemke e Luiz Alberto Rubim

 

PREVISÃO DO TEMPO....

 

O dia de hoje na história

 

Hoje é o dia da Marinha Mercante e dia do salva vidas

 

Em 28 de dezembro de 1895, Louis Lumiére realizou os primeiros espetáculos regulares de Cinema. Para chegar ao primeiro aparelho, foi preciso resolver três dificuldades: a análise do movimento, a fixação desse movimento num recipiente e a projeção fora do aparelho.

 

1908 - Na Itália, um terremoto de 7,5 graus na escala Richter, deixou cerca de 300 mil mortos. Foi o pior da história da Europa.

 

1987 - O presidente José Sarney eleva o piso salarial em 25%, contra os 33% indicados pelo Ministério do Trabalho.

 

1989 - O Brasil quebra o recorde negativo de inflação na sua história, chegando a 1.764, 86% ao ano.

 

2012 – Inaugurados em Treze Tílias o centro de Eventos Maria Thaler Moser e a Creche Municipal Primeiros Passos Gabriela Grander no Bairro Pôr do Sol.

 

 

Estes são alguns dos fatos que marcam o dia 28 de dezembro na história

 

 

DESTAQUES NACIONAIS E ESTADUAIS

 

Brasília - O presidente Michel Temer estuda vetar a renegociação da dívida dos estados, aprovada pelo Congresso Nacional na semana passada.

 

Essa tendência ganhou força depois da reunião de ontem no Palácio do Planalto com os ministros Henrique Meirelles, da Fazenda, Dyogo Oliveira, do Planejamento, e Eliseu Padilha, da Casa Civil.

 

Temer também recebeu nesta noite no Palácio do Planalto o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia e o líder do PMDB, Baleia Rossi.

 

Apesar da tendência ao veto, Temer quer ainda consultar alguns governadores sobre a repercussão política da medida.

 

A tendência ao veto ganhou força porque o Congresso aprovou a renegociação sem as contrapartidas que constavam inicialmente da proposta, como aumento da contribuição previdenciária dos servidores estaduais e proibição de reajuste e de novas contratações.

 

Para o Palácio do Planalto, as contrapartidas apresentadas tiraram dos governadores parte do desgaste político que seria gerado para implementar medidas amargas repassando-o ao governo federal.

 

Caso se confirme o veto, a ideia do governo é reenviar um novo projeto de lei de renegociação da dívida dos estados resgatando as contrapartidas.

 

 

Florianópolis - A Secretaria de Estado da Fazenda realizou 270 operações fiscais em 2016, 11 a mais em relação ao ano anterior.

 

O número inclui ações presenciais no varejo e no trânsito e auditorias realizadas a partir do cruzamento de dados em sistemas tecnológicos.

 

A administração tributária da Fazenda também se esmerou em buscar os direitos do Estado sobre recolhimentos específicos.

 

Para o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, o trabalho de acompanhamento, monitoramento e auditoria fiscal ajudou a diminuir os efeitos da recessão econômica sobre a arrecadação.

 

Gavazzoni explicou que a equipe de inteligência fiscal se concentrou em ações com alto impacto para a arrecadação.

 

Destacou o trabalho de busca da regularização espontânea do contribuinte, que traz efeito imediato para os cofres do Estado.

 

O secretário também adianta que medidas de combate à evasão tributária serão lançadas ainda no primeiro trimestre de 2017.

 

O objetivo é corrigir distorções verificadas pelos Grupos Especialistas de Fiscalização, os chamados GES.

 

Em 2016, o Grupo Especialista Setorial em Redes de Estabelecimento recuperou aos cofres públicos do Estado R$ 21, 3 milhões de 11 contribuintes, referente ao ICMS de substituição tributária. Após constatar a irregularidade por meio de monitoramento e acompanhamento, o grupo entra em contato com a empresa para que apure e declare de forma espontânea.

 

Florianópolis - A imprudência é a principal causa de afogamento em mares, piscinas e rios, explica o coordenador regional da Defesa Civil e sargento do Corpo de Bombeiros Militares, Antônio Edival Pereira

 

Segundo ele, as pessoas vão além do que podem e os acidentes acabam acontecendo. Neste Natal, quatro pessoas morreram afogadas na região Norte do Estado.

 

Seja qual for a escolha, mar, rio ou piscina, o coordenador da Defesa Civil afirma que crianças até dois anos de idade devem estar permanentemente sob o olhar dos responsáveis, e toda criança, seja qual for a idade, deve sempre estar acompanhada de um adulto.

 

Uma das situações mais perigosas é quando o banhista se vê no interior de uma corrente de retorno no mar, aquele corrente forte que puxa por baixo.

 

Duas pessoas morreram em praias de São Francisco do Sul por causa dela.

 

O coordenador da Defesa Civil aconselha entrar na água apenas em locais onde o banhista conhece as características do rio, caso contrário, não deve sair da beirada.

 

Mesmo fora d&39;água, os pais devem ter atenção redobrada com as crianças.

 

 

A SEGUIR...

 

Tio de menino que se afogou no Rio do Peixe em Caçador está foragido

Banco do Brasil de Presidente Castelo Branco é assaltado durante a madrugada

Setor de infraestrutura da ADR de Videira desenvolveu vários trabalhos durante o ano de 2016

 

REGIONAIS E LOCAIS

 

Videira – Borga e Claudete se preparam para tomar posse neste domingo dia 1º

 

O prefeito eleito de Videira, Dorival Carlos Borga (PSD), e a vice-prefeita eleita, Claudete Vavassori (PP), tomam posse às 10 horas, na Câmara de Vereadores de Videira.

Eles serão empossados juntamente com os 11 vereadores que fazem parte da nova legislatura, de 2017 a 2020.

A posse será conduzida pelo vereador mais votado nas eleições de outubro passado, Carlos Demeneck, que fará a abertura dos trabalhos de entrega de documentos e posse dos vereadores eleitos.

Posteriormente, prefeito e vice também são empossados após fazerem o juramento. Na sequência, a sessão é suspensa para registro das chapas que concorrem à nova mesa diretora da Casa de Leis. Após a apuração dos votos são proclamados os vencedores, seguido da posse do novo presidente.

Encerrada a sessão na Câmara de Vereadores, acontece a transmissão de cargo de prefeito e vice em frente à Prefeitura de Videira.

O ato consiste na entrega das chaves e documentos da prefeitura pelo atual prefeito ao novo chefe do Executivo, quando é também assinada a ata de repasse do cargo. As duas solenidades são abertas ao público e a previsão é de que sejam encerradas até o meio-dia. 

 

Presidente Castelo Branco - Bandidos assaltaram nesta madrugada o Banco do Brasil no município.

A Polícia de toda a região está mobilizada em busca dos elementos fortemente armados que provocaram pânico na comunidade.

Segundo informações do tenente coronel Sérgio Vargas, dois veículos suspeitos foram vistos no local e seriam Honda Civic e um Fiat Pálio. Ainda segundo ele, os bandidos estavam com explosivos e pistolas. Ninguém ficou ferido, mas houve uma pessoa feita rapidamente de refém.

Depois dos assaltos a agências bancárias de Irani e Seara, agora os moradores de Presidente Castello Branco sofrem com a ação dos bandidos.

Uma quantia em dinheiro teria sido levada, quantidade ainda a ser apurada. A agência bancária está localizada nas proximidades do Terminal Rodoviário.

A Divisão de Investigação Criminal de Concórdia já está no município para investigação.

Uma moradora, que reside no andar superior ao banco, confirmou que um motorista de caminhão de leite, foi feito como refém. Ele passava pela rua no momento que os bandidos estavam na agência. Ela contou que ele foi ameaçado com uma arma.

 

Caçador - A Polícia está procurando o tio do menino Gustavo de Souza, 12 anos, que se afogou na tarde de segunda-feira, dia 26, no Rio do Peixe, em Caçador

O fato aconteceu nas proximidades da capitação da Casan e Gustavo e mais duas primas estavam tomando banho junto com seu tio identificado como Ary Antunes da Rosa Filho, 25 anos.

O homem foi apontado por uma das meninas que estava junto com Gustavo tomando banho, como sendo o principal causador do afogamento do sobrinho, uma vez que, segundo ela, Ary teria puxado as três crianças para o fundo do rio, fazendo com que eles três se afogassem.

Ary ainda consta no banco de dados como foragido do Complexo Penal Agrícola da cidade de Palhoça, Santa Catarina. Ele está respondendo pelo crime de tentativa de homicídio, pois Ary é suspeito de atirar contra uma viatura da Polícia Militar daquela cidade.

A Polícia pede que se alguém tenha qualquer informação que possa levar ao paradeiro de Ary, de entrar em contato com os disque denúncias 181 da Polícia Civil e 190 da Polícia Militar.

 

Videira -  Setor de infraestrutura desenvolveu vários trabalhos durante o ano de 2016.

A afirmação é do Secretário executivo da 9 agência de Desenvolvimento Regional de Videira, Euro Viecelli.

Além das inaugurações, o setor de infraestrutura da 9ª ADR, desenvolveu várias iniciativas, dentre elas, o acompanhamento das obras de pavimentação e revitalização das rodovias estaduais: SC 355 de Iomerê a Treze Tílias e SC 135 de Videira a Tangará.

Ainda foram verificados o andamento dos trabalhos de construção das três pontes sobre o Rio São Bento e dos Cochos, em Bom Sucesso, Iomerê.

A gerência ainda promoveu a licitação, acompanhamento e pagamento ao serviço de manutenção, limpeza e conservação das rodovias regionais.

De acordo com o Gerente de Infraestrutura, Elias Boçois, com a descentralização dos recursos do Governo para as ADRs foram atendidas as expectativas, garantindo rodovias mais seguras aos usuários, com serviços de roçadas e tapa buracos sendo desenvolvidas rotineiramente.

 

 

 

A SEGUIR...

 

Sorteio da promoção de Natal da ACISV de Salto Veloso será realizado em janeiro

 

Centro de Educação Profissional CEDUP de Água Doce ainda disponibiliza vagas para o ano letivo de 2017

Escritório do ICASA e CIDASC do município de Arroio Trinta entra em férias a partir desta sexta-feira

Prefeito Emerson Zanella de Macieira apresenta balanço dos oitos de sua administração municipal na Tropical FM nesta quinta-feira

 

REGIONAIS E LOCAIS

 

Macieira – Prefeito Emerson Zanella apresenta balanço dos oitos de sua administração municipal

O prefeito de Macieira Emerson Zanella, o Maninho está concluindo o seu segundo mandato consecutivo como chefe do executivo municipal.

Na manhã desta quinta-feira, dia 29, dentro do Rádiojornal 99 1ª Edição da Tropical FM, o prefeito Maninho irá fazer uma retrospectiva das gestões 2009/2012 e 2013/2016.

Para fazer o balanço de seu governo, Emerson Zanella contará com a presença do vice-prefeito Jorge Cerry, da Secretária Municipal de Administração Silva Mafioletti e do Assessor de Comunicação, Eduardo Zílio.

Maninho e sua equipe farão um balanço dos trabalhos, ações e obras realizadas pelas seis secretarias municipais da administração pública, ao longo dos oito últimos anos.

Maninho foi eleito em 2008, reeleito em 2012 e fez o sucessor agora nas eleições de 2016. Ele avalia suas duas gestões como muito exitosas, trazendo desenvolvimento e crescimento para a população, tanto na área urbana como no meio rural.  

 

Arroio Trinta – Escritório do ICASA e CIDASC do município entra em férias a partir desta sexta-feira

O comunicado é do Auxiliar Administrativo do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA), de Arroio Trinta, Rodrigo Capelari. Ele informa que o ICASA, órgão ligado à CIDASC de Arroio Trinta estará de férias no período de 30 de dezembro a 1º de fevereiro de 2017.

Neste período não haverá atendimento no escritório de Arroio Trinta. Capelari orienta os produtores que necessitarem de GTA ou brincos, deverão procurar o escritório do ICASA/CIDASC de Salto Veloso.

Em Salto Veloso, o escritório que fica em anexo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquele município. Para mais informações, os interessados podem manter contato com Cris Cantú pelo telefone 35361311.

 

Água Doce - Centro de Educação Profissional CEDUP ainda disponibiliza vagas para o ano letivo de 2017

De acordo com Vagner Antônio Hartkopff, Assessor da Direção do CEDUP, Centro de Educação Profissional de Água Doce, a instituição ainda está disponibilizando de vagas para o ano letivo 2017.

O assessor informa que as inscrições seguem abertas até o dia 04 de fevereiro. Hardkopff explica que para se inscrever, o candidato precisa ter concluído o ensino fundamental. Os candidatos passarão por um teste seletivo, que consiste em uma prova de conhecimentos gerais, de matemática, português, uma redação e uma entrevista.

Hartkopff destaca que o curso do Cedup é concomitante, ou seja, o aluno que frequenta o educandário se forma em Técnico em Agropecuário e no Ensino Médio. A escola tem capacidade para abrigar até 160 alunos e tem toda infraestrutura para alojar os alunos, que estudam em tempo integral.

Mesmo sendo uma escola estadual pública, para frequentar o curso de Técnico Agrícola, Hartkopff lembra que o estudante paga uma taxa para se manter no educandário, principalmente para aqueles que estudam em forma de internato.

As inscrições podem ser feitas pela internet, na própria escola ou ainda pelo telefone 49-3524-0133.

 

Salto Veloso – Sorteio da promoção de Natal da ACISV será realizado em janeiro

 

A informação é do presidente da Associação Comercial e Industrial (ACISV) de Salto Veloso, Jonas Maccari.

 

De acordo com ele, o movimento foi intenso durante os últimos dias no comércio velosense, devido as festas de final de ano.

 

Maccari pontua que já pôde ser percebida uma tendência de os clientes efetuarem suas compras à vista, aguardando, portanto, o recebimento de seu salário.

 

O presidente da Acisv destaca que o sorteio da campanha Natal Show de Prêmios, acontece na primeira semana de janeiro, quando serão sorteados R$ 2.500 mil em premiação.

 

 

Arroio Trinta – Prefeito e vice apresentam balanço da gestão 2013/2016

 

O prefeito Alcidir Felchilcher e o vice Hélio Renato Martins Fogliatto participaram nesta quarta-feira, dia 28, do Café Tropical, promovido pela Rádio Tropical FM, dentro Rádio Jornal 99 Primeira Edição, para apresentar uma retrospectiva da gestão 2013/2016.

 

De acordo com Felchilcher, na Secretaria de Saúde foram realizados 13.800 atendimentos somente no ano de 2016 na unidade Básica de Saúde. Além disso, segundo o prefeito, foram realizados 60 mil exames de sangue, aplicadas 1.768 doses de vacinas e realizados 960 curativos.

 

O prefeito também destacou que os casos de média e alta complexidade são encaminhados para centros de referência em medicina em outras cidades.

 

Ele contou que foram ao todo, 919 viagens que atenderam 4.241 usuários.  Os 194 mil e 180 quilômetros rodados tiveram um custo de R$ 71 mil e 846.

 

Além disso, ele disse que foram adquiridos cinco veículos novos, sendo um Chevrolet Spin, um Fiat Siena, um Fiat Pálio, um Fiat Doblo e um Renault Master, este último vindo do estado.

 

Já no setor de Indústria e Comércio, o vice-prefeito Hélio Fogliatto, destacou a realização, em parceria com a Rádio Tropical, da Primeira Edição da Expotrinta, no ano de 2013.

 

O objetivo da feira, segundo ele, é valorizar e promover o comércio local. A segunda edição do evento foi realizada em 2015 e contou com R$ 95 mil reais em subsídios.

 

Foram R$ 20 mil reais vindos da secretaria de estado da agricultura, 20 mil da assembleia legislativa e R$ 55 mil reais da secretaria de turismo, cultura e esporte.

 

Já no setor de Urbanismo, Esporte e Turismo, foram realizadas pavimentações asfálticas de sete ruas, com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão de reais.

 

Além disso, lembra Felchilcher, foram construídas arquibancadas no Estádio Municipal Vergínio Biava, no valor de 113 mil e 200 reais. O recurso foi destinado pelo Deputado Jorginho Mello, e destacou a implantação de uma Academia ao Ar Livre, instalada ao lado do Estádio Municipal, no valor de R$ 10.822, sendo R$ 6.700 custeados pela Unimed.

 

Ao fazer a avaliação das atividades na Secretaria de Educação, o prefeito Alcidir Felchilcher destacou que Arroio Trinta sempre tem investido mais do que os 25% que exigidos pela legislação e adquiriu cinco veículos para transporte de estudantes.

 

De acordo com ele, a rede municipal de ensino tem utilizado o sistema apostilado da Unibrasil, realizando um trabalho multidisciplinar, além de capacitações diversas para os professores.

 

Felchilcher pontuou que nos quatro anos de gestão, a frota de veículos para o transporte de estudantes foi renovada, sendo adquiridos quatro ônibus, dois com recursos do governo federal e outros dois por meio de emenda parlamentar do deputado Natalino Lazare.

 

Além disso, a administração também adquiriu com recursos próprios, um micro-ônibus no valor de 119 mil reais.  O valor total dos veículos somou R$ 1 milhão e 640 mil reais.

 

Felchilcher reiterou o resultado obtido na avaliação do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, atingindo nota 7, melhor resultado da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) e sétimo lugar em todo o estado.

 

De acordo com o vice-prefeito Hélio Renato Marins Fogliatto, a Secretaria de Agricultura teve como carro-chefe o programa de silagem e a distribuição de dejetos de animais, com a aquisição de 29 novos equipamentos nos últimos quatro anos.

 

Segundo ele, para a aquisição dos mais diversos equipamentos agrícolas a administração contou com emendas parlamentares dos deputados Pedro Uczai e Jorginho Melo, no valor de aproximadamente 200 mil reais.

 

Entre os equipamentos adquiridos estão ensiladeiras, kits para silagem e pastagem, distribuidores de dejetos, botijões de sêmen, balanças, carretões, grade, subsolador, roçadeira, tratores, entre outros.

 

Outro destaque, segundo Fogliatto, foi a criação do programa Arroio Trinta – Leite e Carne, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores, e conta com o apoio de Secretaria de Agricultura, Epagri e Agência de Desenvolvimento Regional de Videira.

 

O prefeito Alcidir Felchilcher disse que setor de Obras e Infraestrutura obteve mais de R$ 2 Milhões em investimentos. Entre as conquistas nesta área, conforme Felchilcher, estão a aquisição de um rolo compactador, de um caminhão basculante, uma retroescavadeira, uma motoniveladora (Patrola), um caminhão caçamba, uma escavadeira hidráulica.

 

Além disso, pontua Felchilcher, a administração investiu na recuperação de uma carregadeira e um trator de esteira, além da compra de britas e diesel, e manutenção de estradas.

 

O prefeito Alcidir Felchilcher e o vice Helio Renato Martins Fogliatto, destacaram que deixam para a próxima administração vários projetos que já estão sendo executados.

 

Entre os destaques estão a construção de churrasqueira e salgador no Centro Comunitário da Linha Santo Antônio e também na Linha Barra do Veloso. Nesta última comunidade estão sendo construindo novos banheiros.

 

O investimento nos dois locais é de mais de R$ 230 mil reais viabilizados por meio de emenda parlamentar do deputado Natalino Lazare.

 

Felchilcher e Fogliatto também destacaram a ampliação e reforma da casa mortuária, no valor de R$ 62 mil e 475 reais, por meio de uma emenda parlamentar do deputado Marcos Vieira.

 

Também está sendo realizada pavimentação asfáltica ou com pedras irregulares em outras seis ruas da cidade, com investimento total de R$ 737 mil e 550 reais oriundos de emendas parlamentares dos Deputados Onofre Santo Agostini, Jorginho Melo e Carmen Zanotto.

 

De acordo com o prefeito Alcidir Felchilcher, 50 % dos valores já estão depositados na conta do município. Felchilcher ainda reitera que Arroio Trinta fechou o ano de 2016 com apenas 40% do orçamento com a folha do funcionalismo, sendo que o limite prudencial é de 54% do orçamento.

 

 

Com redação, reportagens e edição Gabriele Welter, Rafael Silva, e Milton Wanderlei Lemke.

Coordenação de Jornalismo Milton Wanderlei Lemke.

Direção Administrativa Fernando Lopes de Lima e Coordenação Geral Nereo Lopes de Lima está terminando o Rádiojornal 99 2ª Edição

 

APRESENTAÇÃO LUIZ ALBERTO RUBIM E MILTON LEMKE

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas