(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Treze Tílias Centro Cultural Dona Leopoldina promove hoje à noite a Nikolaus Fest

Centro Cultural Dona Leopoldina promove hoje à noite a Nikolaus Fest

O Centro Cultural Dona Leopoldina de Treze Tílias promove na noite desta segunda-feira, 05 de dezembro, a partir das 20 horas, a tradicional a Nikolaus Fest, com a chegada de São Nicolau, acompanhado dos Krampus e dos Anklöpfler, os Cantores do Natal, com a Bruxa que limpa os coisas ruins das casas, do ano que está terminando.

A programação do São Nikolaus, também contará com a encenação de Natal com o Grupo de Danças Alpen Master. O evento acontecerá em frente à prefeitura e todo a comunidade local e regional está no convite para participar.

A programação será desenvolvida neste ano pelo Centro Cultural Dona Leopoldina. O Nikolaus e os Krampus, são duas tradições natalinas do Tirol, presentes em Treze Tílias desde os primeiros anos de sua fundação.

O presidente do centro, professor Everton Altmayer explica que São Nicolau, foi um bispo na Ásia Menor e viveu no Século IV. As relíquias do santo se encontram hoje na Catedral de Bari, na Itália.

Conforme Altmayer, o bispo Nikolaus ficou famoso por entregar comida e dinheiro aos pobres na época do Natal. Ele deixava presentes nas portas e janelas das casas, ou os jogava pelas chaminés.

Segundo o professor, nem todos sabem, mas o verdadeiro nome do Papai Noel é Nikolaus ou Nicolau em português. Ele é o bom velhinho, que traz a mensagem da caridade e da fé em Deus e seu apelido é Papai Noel, que quer dizer Papai do Natal.

Portanto, de acordo com Altmayer, a origem do Papai Noel é a figura de São Nicolau: a roupa vermelha de bispo, a Mitra que se tornou um gorro vermelho e, a longa barba branca que indica a sabedoria.

A festa de São Nicolau é o dia 6 de dezembro, quando se tornou costume presentear as pessoas. Foi na Idade Média se iniciou a tradição de usar as vestes do bispo e, assim como São Nicolau, sair pelas ruas entregando doces às crianças.

A tradição de São Nikolaus foi trazida a Treze Tílias pelos primeiros imigrantes da Áustria e se repete ano após ano. Nikolaus não chega sozinho, com ele vêm os Krampus, uma criatura que tem sua origem nas antigas mitologias grega e latina e, representa a punição para o mau comportamento.

Inicialmente, a Igreja tentou acabar com a tradição, mas o costume se mantinha por causa da diversão que causava nos jovens.

Conforme o professor Altmayer, a história conta, que não podendo acabar com o antigo costume, os padres lhes deram um caráter diabólico e, a figura e que antes era chamada de Fauno, passou a ser chamado com uma antiga palavra germânica, Krampus, que indica um ser com garras, mas também aquele que não vive, com significado oposto à mensagem de Vida Eterna.

O Krampus é aquele que castiga as crianças desobedientes, enquanto as boas recebem os presentes do Nikolaus. É por isso que os Krampus nunca atacam o Nikolaus, mas obedecem às suas ordens, simbolizando a vitória da Igreja Cristã contra todo mal, da Vida Eterna que vence a morte terrena e a proteção de São Nicolau para todas as crianças.

Destaques

Veja as mais acessadas