Comunidade Evangélica de Luzerna celebra 100 anos de fundação com lançamento de livro sobre o centenário da comunidade - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Luzerna Comunidade Evangélica de Luzerna celebra 100 anos de fundação com lançamento de livro sobre o centenário da comunidade

Comunidade Evangélica de Luzerna celebra 100 anos de fundação com lançamento de livro sobre o centenário da comunidade

A cerimônia que celebrou os 100 anos da comunidade Evangélica, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, aconteceu na noite deste domingo, 30 de outubro.  Os membros da comunidade, o coral da Igreja, o grupo de cantos da juventude e da banda os Atoais, apresentaram uma peça teatral, na qual encenaram a trajetória dos evangélicos no Vale do Rio do Peixe, desde do início do XX, até os dias atuais.

O Pastor da paróquia, Gilberto Weber explica que a história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Luzerna, está ligada a história da colonização do meio oeste catarinense. O pastor conta que os primeiros desbravadores deixaram para traz suas comunidades já organizadas no Rio Grande do Sul e litoral catarinense, mas encontraram nesta região terras férteis e água em abundância, no entanto não havia nem igreja e nem pastor.

Mesmo com muitas dificuldades, os novos colonizadores estavam dispostos a manter a fé evangélica e, foi assim que nasceram as primeiras comunidades evangélicas no Médio Vale do Rio do Peixe.  Segundo relato do Pastor Gilberto Weber, a comunidade de Bom Retiro, hoje Luzerna, foi fundada oficialmente no dia 03 de dezembro de 1916, com o nome de: Comunidade Evangélica Alemã de Igreja e Escola.

O ato de fundação foi assinado na ocasião por 22 membros. Na mesma época, a comunidade também criou uma escola, no início o educandário, contava com 28 alunos. O primeiro pastor da comunidade, foi o pastor Schultz.

A celebração dos 100 anos da comunidade também contou com o lançamento de um livro, que retrata o centenário dos evangélicos na região, intitulado de: Os Primórdios do Vale do Rio do Peixe e a Chagada dos Evangélicos de Confissão Luterana em Luzerna. O livro conta com 80 páginas e está sendo comercializado a R$ 10,00. O livro foi compilado pelo Pastor Gilberto Weber.

Após a cerimônia foi servido um coquetel comemorativo no pátrio da igreja, que conta com uma réplica da primeira igreja da comunidade, construída em 1916. A cerimônia e a apresentação do teatro serão documentadas com a produção de um audiovisual. 

Milton lemke, acompanhou o evento e tem mais informações

Bom dia Milton

Galeria de Imagens

Veja as mais acessadas