Município de completa 24 anos de Emancipação Política Administrativa, nesta quarta-feira, dia 30 - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Macieira Município de completa 24 anos de Emancipação Política Administrativa, nesta quarta-feira, dia 30

Município de  completa 24 anos de Emancipação Política Administrativa, nesta quarta-feira, dia 30

Os antecedentes históricos de Macieira têm como marco, a chegada de jagunços, por volta de 1900, únicos habitantes do lugar, que lidavam com plantação de milho, feijão e trigo.

Mais tarde, em torno de 1935, vieram famílias de imigrantes italianos e alemães como: Raimundo Mendes, José Colombo, José Augusto Royer, Francisco Schuh, vindos do Rio Grande do Sul e posteriormente de Urussanga e Lages.

A origem do nome Macieira se deve ao fato de os primeiros colonizadores, construírem suas casas perto de três enormes macieiras. As casas eram construídas em estilo exótico, parecido com paióis, por esse motivo, o povoado era conhecido por Paiol de Macieira.

Em 1952, Macieira tornou–se distrito de Caçador, localizando-se a uma distância de 48 km da sede, o que dificultava a manutenção do distrito.

Com o crescimento da comunidade, em 1972 iniciou o movimento popular para formar um novo município e, seguir seu próprio caminho.

De 1972 a 1992, foram organizadas comissões, compostas por pessoas da comunidade, com o propósito de emancipar o distrito.

E no dia 30 de março de 1992, foi criado o município de Macieira, desmembrado de Caçador.

Para comemorar o aniversário do município, a prefeitura de Macieira firmou uma parceria com o SESC de Caçador para desenvolver o Projeto Estação Verão 2016.

O projeto iniciou nesta terça-feira, dia 29, com várias atividades de lazer, espaço de bem-estar e espaço cultural no Centro de Convivência da Terceira Idade.

As atividades prosseguem hoje, quarta-feira, no mesmo local, onde a Secretaria de Saúde também estará com toda sua equipe realizando atendimentos em diversas áreas.

A partir das 19h30min haverá Torneio de Bocha com equipes convidadas com premiação em dinheiro e um troféu para o 1º lugar.

O Prefeito Emerson Zanella parabeniza Macieira por seus 24 anos de emancipação, por sua história e por sua gente e diz que quer contribuir para a história do município.

A administração municipal comunica, ainda que o feriado de aniversário do município, que seria nesta quarta-feira, dia 30, foi transferido para a sexta-feira dia 01, em razão disso, as repartições públicas atendem normalmente hoje e param na sexta-feira.

Em 1952, Macieira tornou–se Distrito de Caçador, localizando-se a uma distância de 48 km da sede, o que dificultava a sua manutenção.

Em 1972, nascia o movimento popular para formar um novo município, para seguir seu próprio caminho.

De 1972 a 1992, foram organizadas comissões, compostas de pessoas da comunidade, com o propósito de emancipar o distrito.

No dia 30 de março de 1992, foi criado o Município de Macieira, desmembrado de Caçador.

O Prefeito de Macieira Emerson Zanella, comenta sobre os 24 anos do Município.

EMERSON ZANELLA:

Uma programação em comemoração ao aniversário do Município teve início ontem, em uma parceria da Administração Municipal e o SESC por meio do projeto Estação Verão, com diversas atividades no Centro de Convivência da Terceira Idade.

Hoje o evento segue com atividades de lazer, espaço de bem-estar e espaço cultural durante todo o dia.

A Secretária de Assistência Social, Leida Maurina convida a população para participar.  

LEIDA 01:

Leida Maurina destaca a programação de hoje que inicia agora pela manhã e segue até à noite.

LEIDA 02:

Tags