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Paraná Programa Parceiro na Escola zera aulas vagas em duas escolas da rede pública estadual no Paraná

Programa Parceiro na Escola zera aulas vagas em duas escolas da rede pública estadual no Paraná

Tom Educação e APG Gov são as empresas responsáveis pela implementação do projeto, que promoveu a contratação de profissionais, modernização da infraestrutura escolar e investimentos em uniformes e alimentação

 

O Programa Parceiro na Escola, lançado no início deste ano por meio de Parceria Público-Privada entre a Tom Educação, Apogeu Gov e o governo do Estado do Paraná, zerou o número de aulas vagas nas escolas Aníbal Khury, em Curitiba, e Anita Canet, em São José dos Pinhais. O avanço foi possível a partir de um processo seletivo que envolveu mais de mil profissionais da educação para a contratação de 63 professores titulares e dez professores substitutos, chamados de tutores, que são jovens em formação docente e estão disponíveis diariamente para orientar os alunos e realizar atividades de reforço em caso de faltas, licenças e outros imprevistos.

 

Além de solucionar os problemas relacionados à falta de profissionais e aulas vagas, o Programa promoveu uma melhoria na infraestrutura das unidades de ensino, contemplando reformas de salas de aula, quadras, ginásios, banheiros e paisagismo. Houve também investimentos em tecnologias de gestão e de aprendizagem, além da compra de novos computadores e a instalação de novos laboratórios. O projeto contempla ainda a entrega de novos uniformes aos alunos e a melhoria da alimentação dos estudantes com contratação de nutricionistas e investimento nos profissionais das escolas.

 

Para a pedagoga Eloisa Negosek, a parceria viabilizou um sonho antigo dos professores. "Uma das maiores dificuldades que eu considero na educação, ao longo dos meus 17 anos na profissão, é a aula vaga. Mas este ano alcançamos uma grande conquista e temos orgulho de dizer que nos 200 dias letivos de 2023 não tivemos nenhuma aula vaga. Garantimos, graças aos tutores contratados na escola, que o nosso aluno tenha o direito à educação de qualidade todos os dias, com conteúdos e atividades pedagógicas que não deixam os estudantes ociosos", afirma.

 

O Programa Parceiro da Escola é uma parceria entre o poder público e o sistema privado que prioriza a atuação em escolas com baixo rendimento e alta taxa de evasão, geralmente em áreas onde o poder aquisitivo das famílias é baixo. Após a aprovação da comunidade escolar, a nova gestão reúne pais, alunos, professores e funcionários para explicar como o projeto vai funcionar e mantém encontros regulares para que o canal entre todos envolvidos esteja sempre aberto.

 

A diretora escolar Sandra Piccinelli reconhece que o trabalho foi otimizado e que toda a manutenção, melhorias e burocracias agora ficam por conta da empresa gestora. "Eu estou fazendo o que realmente um diretor pedagógico tem que fazer: cuidar dos seus professores, dos seus alunos, dos seus funcionários e proporcionar a melhor aprendizagem para seus estudantes. A empresa vem para nos auxiliar sem tirar a importância e a autonomia do pedagógico".

 

De acordo com César Cunha, CEO da Tom Educação, o intuito da PPP é "promover apoio aos profissionais da educação para que possam desenvolver seu trabalho com mais recursos a fim de contribuir para o desenvolvimento e o sucesso dos alunos". Segundo ele, "investir em infraestrutura, tecnologia, uniformes, alimentação e outros recursos é imprescindível para garantir que os professores, coordenadores, orientadores e diretores tenham meios de promover a educação de qualidade que nossas crianças e jovens merecem".

 

Sobre a Tom Educação

Fundada em 2023 exclusivamente para gestão de escolas públicas, a Tom Educação surgiu da necessidade de transformação da educação básica do Brasil. A TOM faz parte do Grupo Insígnia/Rede Decisão, fundado em 1984, trilhando um sólido caminho de excelência educacional e cuidado com os alunos. Hoje conta com mais de 20 escolas e 12 mil alunos. Com um modelo pioneiro, a TOM já é referência em gestão de escolas públicas e implementou um método inovador no estado do Paraná, onde colhe resultados apenas um ano após o início da administração de uma unidade escolar. Para a Tom Educação, transformar o ensino público tem propósito coletivo e plural, sendo um processo que precisa unir pessoas diferentes, com visões diferentes, mas com o mesmo objetivo final: uma comunidade comprometida para que todos os estudantes possam construir e alcançar seus sonhos.

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