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Treze Tílias Nereo Lopes de Lima: Brasil de um futuro incerto

Nereo Lopes de Lima: Brasil de um futuro incerto

Dia internacional da saúde universal. Dia do plano nacional da educação. Dia internacional da neutralidade. Dia da criança na mídia.
Dia de Nossa Senhora de Guadalupe. É a Estrela da Evangelização dos povos e socorro dos indígenas e pobres
1913 – A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é recuperada em um hotel em Florença dois dias depois de ser roubada do Museu do Louvre, em Paris
Dia da história.
1913 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt e o coronel Cândido Rondon iniciam a Expedição Roosevelt pelas selvas da Amazônia. 1915 – Circula o jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso na cidade de Porto Velho
O Brasil teve o desempenho no Pisa, principal exame internacional em educação, bem menos afetado pela pandemia do que o resto do mundo. No entanto, o país continua com resultados bem abaixo da média dos outros países na prova, que avalia conhecimentos em Matemática, leitura e ciências.
Mesmo os estudantes brasileiros mais ricos tiveram desempenhos abaixo da média internacional — e muito abaixo de estudantes com o mesmo nível socioeconômico em países com o mesmo perfil do Brasil.

O Brasil ocupa o 53º lugar em educação geral entre 65 países avaliados pelo Pisa. Ou seja, o país investe altas quantias em inclusão de alunos nas escolas, de facilitação no acesso, mas peca em oferecer um ensino de qualidade.
Entre as nações latino-americanas, superou a Argentina e a Colômbia. Está 19 pontos atrás do México, que ocupa o 49º lugar; a 26 pontos do Uruguai (47º), e a 38 pontos do Chile 45º
Em 2023 o Brasil piora o desempenho em todas as avaliações do principal estudo no mundo, o PISA divulgado semana passada.
O desempenho dos estudantes brasileiro, não avançou após a pandemia em pelo menos 3 categorias, segundo o estudo PISA 2022. 70% dos estudantes de até 15 anos não aprenderam o básico de matemática. Não sabem por exemplo quantos reais equivalem a 2 dólares que vale 4,93 cada um.
Também tem muita dificuldade em português e ciência. Toda a sustentação do nosso esperado crescimento econômico se dará pela mão de obra especializada. A educação é a base de uma mão de obra qualificada. Atualmente existem muitas vagas de trabalho, mas não existem pessoas capazes de ocupar essas vagas. As narrativas de euforia de que o Brasil vai receber investimentos externos, por apresentar uma das melhores condições do mundo para crescer. Os grandes investidores que se propõem investir analisam se o seu dinheiro tem futuro de retorno. A FORD divulgou nota de que está ganhando mais dinheiro, ao fichar a produção de automóveis no Brasil, do que quando estava com a fábrica em funcionamento. Isso tudo mostra que as condições brasileiras são muito ruis para a produção industrial. Estudo do IBGE mostra que praticamente 50% dos jovens de até 15 anos, vivem com até um salário mínimo. 70 milhões de brasileiros vivendo assim. Não estão na escola e não tem nenhuma expectativa futuro de vida. Boa parte está sendo cooptada pela marginalidade e criminalidade. Isso tudo decorre da falta de um programa consistente de educação. O Brasil tem um mercado de consumo fantástico, mas temos um Brasil pobre, de pessoas sem renda, quando a boa educação é essencial.
Quando o educando não consegue entender e interpretar o que lê, nem mesmo consegue manter um diálogo salutar, racional e entendível sobre determinados eventos, podemos compreender o nível de profissionais e de políticos que temos.
Se, no Século XVII, Francis Bacon estava certo ao dizer que “conhecimento é poder”, a partir da Revolução Digital, na década de 1970, o conhecimento passou a ser imperativo de sobrevivência das pessoas e dos povos, tamanha a relação linear crescente entre a riqueza e bem-estar coletivos com a qualidade dos conhecimentos que possuem
O conhecimento se impõe como a força modeladora da grandeza das pessoas, das empresas e dos povos, que a velha distinção entre ricos e pobres cede lugar à nova que distingue entre os mais e os menos educados.
Fica fácil compreender porque a má qualidade da educação ministrada no Brasil constitui o maior obstáculo ao nosso desenvolvimento econômico, social, político e civilizacional.
Na sociedade do conhecimento em que estamos imersos, o Brasil não conseguirá, com a educação pífia que pratica, repetir o recorde de desenvolvimento econômico que conheceu, entre 1870 e 1987, período em que nosso PIB cresceu 157 vezes, contra 84 vezes o do Japão e 53 vezes o dos Estados Unidos. A sociedade excessivamente desigual e violenta que construímos no Brasil é o resultado da má qualidade do ensino público brasileiro, vítima, não raro, de uma combinação nefasta de incompetência, corrupção, populismo e primarismo ideológico. Em consequência da má distribuição da educação que pratica, o Brasil ocupa a última posição, em matéria de distribuição de renda, entre as nações que integram o G20.
A alfabetização no Brasil é uma tragédia social de grande escala. A deficiência na educação não e dos professores nem das crianças e jovens e sim do sistema.

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