(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Santa Catarina Campanha institucional da Udesc destaca identidade da universidade estadual de SC

Campanha institucional da Udesc destaca identidade da universidade estadual de SC

Nesta quinta-feira, 10, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciou sua nova campanha institucional, a Ser Udesc, que apresenta seus diferenciais como a universidade estadual de SC e suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico e cultural catarinense.

"A qualidade de vida e o destaque nacional de Santa Catarina nas últimas décadas são frutos da educação no Estado, e a Udesc tem papel fundamental nisso, tendo já formado cerca de 65 mil profissionais em inúmeras áreas e contribuído também com milhares de pesquisas e ações de extensão em quase 60 anos de atuação", enfatiza o reitor da Udesc, Dilmar Baretta.

"Ser Udesc é olhar para o futuro. É pensar na educação pública e gratuita, na ciência, na inovação, na cultura. É fazer a diferença na vida do cidadão e do Estado, oferecendo novas oportunidades e possibilidades", afirma o reitor.

A campanha contará com divulgação em todas as regiões de SC, por meio de busdoors, terminais de ônibus, front lights, outdoors, painéis de LED, shoppings e salas de cinema, além de ações digitais em diversos formatos e redes sociais.

Entre as melhores universidades do mundo

A Udesc, que tem excelência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, dispõe de uma estrutura multicampi, com 13 unidades em dez cidades de Santa Catarina, além de mais de 30 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, tem 12,5 mil alunos distribuídos em cerca de 60 cursos de graduação e mais de 50 de pós-graduação (mestrados, doutorados e especializações), que são oferecidos gratuitamente. Mais de 90% dos professores efetivos são doutores.

Na pesquisa, a Udesc mantém 220 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos nas oito grandes áreas: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

Servidores e acadêmicos da Udesc realizam quase 1,2 mil ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo, beneficiando 600 mil pessoas anualmente, e estão entrando agora na fase de internacionalização. Além disso, a Udesc prioriza investimentos em áreas como permanência estudantil, intercâmbio, inovação e empreendedorismo.

Como resultado de todas essas ações, a Udesc aparece há quatro anos seguidos entre as melhores universidades do mundo e entre as cem principais da América Latina, estando atualmente na 84ª posição, em levantamentos feitos pela organização Times Higher Education (THE).

A Udesc também avançou na última avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), anunciada neste ano pelo MEC, tendo passado da nona para a oitava colocação dentre 38 universidades estaduais e da 42ª para a 37ª posição na classificação geral, dentre 241 instituições públicas e privadas do País. A universidade, que é a segunda melhor de SC nesse ranking, melhorou em todos os conceitos que compõem a avaliação: graduação, mestrado e doutorado.

Estudantes e servidores em destaque

O planejamento e a realização da campanha institucional Ser Udesc envolveram a Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom) e a agência de publicidade Moove, com o apoio da gestão da universidade.

"Foram três meses de muito trabalho para que pudéssemos pensar em todos os detalhes de uma campanha desse porte, que não era realizada há anos pela instituição, e possibilitar também a participação de estudantes e servidores como modelos, reforçando a identidade única e diversificada da universidade", ressalta o secretário de Comunicação, Rodrigo Brüning Schmitt.

Participaram como modelos voluntários os professores Jovane Medina e Francisco Oliveira, a professora Gesilani Honório, a técnica Maria Helena Tomaz, a estudante Eduarda Ventura e o estudante Júlio César Ricci.

"Mais uma vez, agradecemos muito a participação e o esforço desses representantes da comunidade acadêmica na produção do filme da campanha e/ou das fotos, que durou um dia inteiro em julho. Todo o material visual criado está sendo usado nas peças físicas e digitais da campanha", comenta Schmitt.

A campanha também terá a produção do novo vídeo institucional da Udesc, com previsão de lançamento em setembro.

Investimento recorde em publicidade

Em 2023, a Udesc terá o investimento de cerca de R$ 1,25 milhão em publicidade, o maior já realizado na história da universidade.

"O valor deste ano foi obtido por meio de um aditivo de 25% no contrato da agência atual e buscamos outras formas junto ao governo para aumentar esse teto de publicidade da Udesc e investir cada vez mais na divulgação da universidade para a sociedade catarinense", salienta o reitor Baretta.

A instituição já promoveu a campanha do Vestibular de Inverno no primeiro semestre deste ano e, logo após o término da Ser Udesc, iniciará a divulgação do Parque das Profissões 2023 e do Vestibular de Verão 2024.

"Alem de destacar a importância da universidade para Santa Catarina, a campanha Ser Udesc deixará a marca da instituição em evidência mais cedo para os candidatos interessados em prestar o vestibular no fim do ano, seja por meio de prova, seja pelo histórico do ensino médio, seja pelas duas opções ao mesmo tempo", explica o secretário de Comunicação.

Schmitt também ressalta a parceria entre a Secom Udesc e a agência Moove, que já possibilitou, desde 2021, a realização de oito campanhas:

  • Vestibular de Inverno 2021
  • Parque das Profissões 2021
  • Vestibular de Verão 2022
  • Rádio Udesc FM 25 anos
  • Parque das Profissões 2022
  • Vestibular de Verão 2023, que teve recorde histórico de quase 16 mil inscritos
  • Vestibular de Inverno 2023
  • Ser Udesc


"Com o Parque das Profissões e o Vestibular de Verão na sequência, chegaremos ao total de dez campanhas no período de três anos, e também atuamos com a Moove nas nossas redes sociais, o que melhorou a qualidade dos nossos conteúdos e elevou os indicadores de interação do público", comemora o secretário.

Outros investimentos importantes realizados pela Secom desde 2020 foram, por exemplo, melhorias nas três emissoras da Rádio Udesc FM, que permitiram a criação de novos programas e a qualificação do sinal em Florianópolis, e a instalação do primeiro painel de LED de dupla face da história da universidade, no terreno da Nova Reitoria. 

 

Veja as mais acessadas

Nosso site salva o seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para saber mais, acesse Política de Privacidade.

X
Configuração de Cookies:
Cookies Essenciais (Obrigatório)

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança e suas permissões.

Cookies Funcionais

Esses cookies coletam dados para lembrar escolhas que os usuários fazem e para melhorar sua experiência mais organizada.

Cookies Analíticos

Esses cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com nosso site.