(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Acompanhe na Íntegra o Rádio Jornal 99 Edição Do Meio Dia 23/10/2015

Analistas preveem taxa de desemprego próxima de 10% em 2016

Chuva afeta 22 mil pessoas em Santa Catarina

Convenções municipais do PMDB acontecem no fim de semana em Santa Catarina

Aliança Láctea Sul Brasileira apoiará ações do Programa Leite Saudável do Ministério da Agricultura

Oitavo Congresso Nacional da CNBB, inicia hoje em Joaçaba

Deputado Natalino Lazare quer promover debate sobre remédio que pode curar câncer

Polícia prende sete pessoas por tráfico de drogas em Joaçaba

Medidas adotadas pela Prefeitura de Macieira para contenção de gastos vem surtindo efeito

Décima oitava edição dos jogos Regionais da Terceira idade vão reunir 500 pessoas em Arroio Trinta

Encerram hoje as inscrições para o                                                              Arte da Casa: Feira de Arte e Artesanato de Água Doce

Salto Veloso sedia nesta sexta-feira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional

Rotary e Interact de Treze Tílias realizam no domingo 1ª Feijoada Beneficente

ACISV promove no sábado 3º Jantar e Desfile de escolha da Rainha e Princesa da Indústria e Comércio de Salto Veloso

Prefeito de Água Doce informa que Travessa Marcílio Dias será resolvida com a construção de nova galeria

Hoje é Sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Rádio Jornal 99, Produção: Departamento de Radiojornalismo da Tropical FM

Redação, Reportagens -  Rafael Silva e Milton Lemke. Direção Geral Nereo Lopes de Lima

Apresentação Tatiane Doss Carlet e Milton Lemke

PREVISÃO DO TEMPO

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA

Em 1964 Na Olimpíada de Tóquio, o time masculino de basquete brasileiro conquista a medalha de bronze.

Em 1993 Morre o famoso cardiologista brasileiro Euryclides de Jesus Zerbini.

Em 2007 A Escola de Educação Básica São José de Treze Tílias realizou sua Noite Cultural.

2009 – Treze Tílias sedia reunião da diretoria da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV. Estiveram presentes os representantes das oito regiões da Acaert.

2013 - A lei que cria o programa Mais Médicos, do Governo Federal, foi publicada no Diário Oficial.

O Mais Médicos tem o objetivo de levar profissionais brasileiros e estrangeiros para atender a população em áreas carentes das periferias de grandes cidades e no interior do país.

2013 – Água Doce promoveu a 2ª Caminhada Rosa, em alusão ao mês Outubro Rosa

Estes são alguns dos fatos que marcam o dia 23 de outubro na história

NACIONAIS e ESTADUAIS

SÃO PAULO - O processo de ajuste no mercado de trabalho ainda está longe de seu fim e o desemprego deve crescer com mais força no ano que vem e chegar ao pico no fim de 2016, acreditam economistas.

E a piora tende a ser generalizada, castigando com força inclusive o setor de serviços, que nos últimos anos concentrou a criação de novas vagas.

O menor desemprego no país foi registrada em junho do ano passado, 4,8%. Agora, a taxa está em 7,6%.

Na projeção do Citi, o ápice será a partir do terceiro trimestre do ano que vem, quando o índice deverá chegar a 9,4%, ou seja, o dobro da mínima histórica em pouco mais de dois anos.

Já nas contas do Santander, o auge do desemprego será em outubro de 2016, com taxa de 9,5%. Mas desconsiderando os efeitos sazonais, o pico será em fevereiro de 2017, quando chegará a 10,4%, para então começar a recuar.

Florianópolis - Programa Leite Saudável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) terá o apoio da Aliança Láctea Sul Brasileira.

Em reunião realizada ontem, representantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul incluíram as ações do Programa às estratégias da Aliança Láctea para otimizar os resultados na região.

Com eixos de trabalho semelhantes, o Programa do Mapa e a Aliança Láctea destacam assistência técnica, melhoramento genético, sanidade animal, qualidade do leite, marco regulatório e ampliação de mercados.

A intenção do Ministério da Agricultura é investir R$ 387 milhões, até 2019, em um conjunto de ações para aumentar a renda dos produtores e melhorar a produtividade e qualidade do leite em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A Aliança Láctea fará parte ainda da Câmara Setorial do Leite do Ministério da Agricultura, um fórum que discute as políticas para a cadeia produtiva do leite em nível nacional.

A vaga será permanente e será ocupada pelo coordenador geral da Aliança, o secretário adjunto da Agricultura de SC, Airton Spies.  

Florianópolis - Neste final de semana o PMDB promove a renovação de seus diretórios municipais em todo o estado, com a escolha dos novos diretórios, comissões de éticas e disciplina e delegados à convenção estadual.

Em média 18 mil peemedebistas devem participar das convenções.

Visando o entendimento em alguns municípios onde não há consenso, o presidente assinou orientação prevendo o adiamento das convenções, para um prazo de 90 dias. A ação, que tem o respaldo da executiva estadual, visa evitar disputas internas que possam prejudicar a unidade, com foco em 2016.

É o caso de Itajaí e Imbituba, cidades onde será criada uma comissão provisória para os encaminhamentos partidários.

As convenções municipais serão acompanhadas pelas lideranças da sigla, em suas respectivas regiões.

O presidente Mauro Mariani deve estar presente em Jaraguá do Sul e região e em Florianópolis. 

O deputado Valdir Cobalchini, primeiro vice-presidente da sigla, participará no meio oeste.  Todos os deputados marcarão presença em suas respectivas bases.

Rio do Sul - O número de cidades afetadas pela chuva desde o dia 8 de outubro em Santa Catarina segue crescendo.

Apenas ontem, 16 novos municípios registraram danos à Defesa Civil estadual.

Nesta sexta-feira, no entanto, a situação começa a se normalizar com uma trégua nas chuvas e a diminuição do nível do Rio Itajaí-Açu.

Na manhã de hoje cerca de 5 mil e 500 unidades consumidoras estavam sem abastecimento de energia elétrica, segundo a Celesc. No auge da chuva da última quinta-feira, o número chegou aos 200 mil.

Segundo o último relatório divulgado pela Defesa Civil, na manhã desta sexta-feira, 91 cidades já haviam sido atingidas pela chuva. 22.301 pessoas foram afetadas e, pelo menos, 1.126 ficaram desalojadas e mil desabrigadas. Abrigos municipais foram abertos em diversas cidades do Estado.

Nesta sexta-feira, quase 800 pessoas ainda estavam em abrigos apenas em Rio do Sul.

Em duas semanas, nove cidades decretaram situação de emergência. Lebon Regis, Itajaí, Papanduva, Ituporanga, Agronômica, São Cristóvão, Quilombo, Angelina e Celso Ramos tentam a confirmação do decreto para pleitear verbas de reconstrução com menos burocracia e de forma mais rápida.

Ao todo, as últimas duas semanas registraram três óbitos relacionado à chuva e 5.030 residências danificadas pelos fortes ventos ou granizo.

A SEGUIR...

Oitavo Congresso Nacional da CNBB, inicia hoje em Joaçaba

Deputado Natalino Lazare quer promover debate sobre remédio que pode curar câncer

Polícia prende sete pessoas por tráfico de drogas em Joaçaba

REGIONAIS E LOCAIS

Joaçaba -  Polícia prende sete pessoas por tráfico de drogas no Munícipio.

A DIC Joaçaba, com o apoio do setor de investigações Criminais de Joaçaba, Herval, Catanduvas e Capinzal, além de policiais civis das Delegacias de Luzerna, Água Doce e Lacerdópolis, deu cumprimento na manhã de hoje a seis mandados de prisão por tráfico e associação para o tráfico de drogas, bem como à prisão de um foragido por crime de roubo.

As prisões ocorreram no Bairro nossa senhora de Lurdes e Distrito Industrial de Joaçaba.

Foram apreendidos cerca de 250g de cocaína pura, balança de precisão e telefones celulares. Foram presos temporariamente por tráfico e associação para o tráfico de drogas: Jeferson Souza dos Anjos, Ariane Isabela Hoffmann Benjamin, Vanusa Souza dos Anjos, Yara Maria da Silva, Armelinda Maria da Silva, e Gilberto Gonçalves de Azevedo.

Os presos foram levados para a Delegacia Regional de Polícia de Joaçaba.

Destacou o delegado Regional Daniél Régis que foi mais uma operação com 100% de aproveitamento, onde todos os 07 mandados de prisão e os 06 mandados de busca foram cumpridos.

Videira - A possível cura do câncer foi tema do pronunciamento do deputado Natalino Lázare (PR), na manhã desta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa.

O parlamentar falou sobre a Fosfoetanolamina, uma nova substância que promete curar alguns tipos da doença e que está sendo consumida por muitos brasileiros.

Natalino alertou para os possíveis riscos do consumo sem a devida comprovação da eficácia da medicação, mas adiantou que quer promover o debate em torno do tema com a participação de laboratórios, cientistas, lideranças políticas e representantes das áreas da saúde, tanto pública quanto privada.

Conforme o parlamentar, esta poderia ser a saída para muitos pacientes que hoje sofrem o câncer mas, como toda medicação, precisa de validação dos órgãos competentes para oferecer segurança a quem utiliza.

Segundo natalino lazare as pessoas estão procurando o medicamento pelos relatos 

de pacientes que já se curaram do câncer com sua utilização.

Joaçaba – Oitavo Congresso Nacional da CNBB, inicia hoje no Munícipio.

O congresso Nacional dos Bispos do Brasil, espera receber em Joaçaba, mais de 500 pessoas de todas as Dioceses de Santa Catarina que estarão envolvidas em um trabalho missionário buscando alternativas para melhorar a situação das nossas famílias mediante as dificuldades do mundo atual.

Participarão do evento, além da Diocese de Joaçaba que é a anfitriã do evento, as Dioceses de Caçador, Lages, Chapecó, Joinville, Criciúma, Blumenau, Tubarão, Rio do Sul e a Arquidiocese de Florianópolis.

O evento será realizado no Teatro Alfredo Sigwalt com seis palestras magnas abordando diversas temáticas que enriquecerão o convívio familiar na construção de uma sociedade melhor por meio das atitudes individuais.

O Congresso Regional da Pastoral Familiar acontece nesta sexta, sábado e domingo.

A programação inicia hoje ás 16 horas e a abertura oficial será ás 19 horas.

A SEGUIR

Medidas adotadas pela Prefeitura de Macieira para contenção de gastos vem surtindo efeito

Décima oitava edição dos jogos Regionais da Terceira idade vão reunir 500 pessoas em Arroio Trinta

Rotary e Interact de Treze Tílias realizam no domingo 1ª Feijoada Beneficente

ACISV promove no sábado 3º Jantar e Desfile de escolha da Rainha e Princesa da Indústria e Comércio de Salto Veloso

Prefeito de Água Doce informa que Travessa Marcílio Dias será resolvida com a construção de nova galeria

REGIONAIS E LOCAIS

Arroio Trinta – Décima oitava edição dos jogos regionais da terceira idade acontecem amanhã no município

Arroio Trinta deverá receber aproximadamente 500 pessoas da melhor idade para a competição que será realizada no ginásio municipal de esportes e no clube Cruzmaltino.

A programação inicia ás 08:30 no Ginásio de esportes com a abertura oficial, prosseguindo com o início das competições nos dois locais, almoço ao meio dia para os atletas e dirigentes, tarde Dançante a partir das 13:30, prosseguindo as competições com encerramento previsto para ás 17 horas.

A competição terá em disputa as modalidades de Bocha, bolão 23, Canastra, Dominó, Quatrilho, tiro ao alvo, três sete, truco além das danças de Valsa e Vaneirão, tudo nos naipes masculino e Feminino.

Água Doce - Encerram hoje as inscrições para o                                                              Arte da Casa: Feira de Arte e Artesanato de Água Doce

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Água Doce, por meio dos departamentos de Turismo e Cultura, promoverão nos dias 21 e 22 de novembro a 2ª edição do evento: Arte da Casa: Feira de Arte e Artesanato de Água Doce.

Segundo a responsável pelo departamento de turismo, Kárin Anne Corso, o objetivo da ação é valorizar e incentivar o artesanato local, ao mesmo tempo, promover os artesãos do município, possibilitando mais visibilidade e divulgação de quem se dedica a esse trabalho, e, consequentemente, incremento a renda através da venda dos produtos artesanais.

Os interessados em expor os trabalhos devem se dirigir até à Casa da Cultura até às 17h30min desta sexta-feira, dia 23 para fazer a inscrição. Kárin, informa que não será cobrada taxa de locação do espaço dos expositores, contudo, a participação estará condicionada à doação de um brinde para sorteio entre os visitantes que adquirirem produtos na feira.

Kárin explica que podem se inscrever, somente os artesãos que residem no município de Água Doce. A responsável pelo departamento de turismo de Água Doce, informa ainda, que paralelo ao evento, Arte da Casa, também haverá a exposição e premiação das fotografias inscritas no 6º Concurso Fotográfico - Água Doce sob um novo foco, oficina de scrap, apresentações culturais e a presença da Peppa Pig para as crianças.

De acordo com Kárin, o evento terá entrada gratuita e será realizado nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz. 

Por fim, Kárin ainda informa, que hoje também é último dia para realizar a inscrição para o Concurso Fotográfico de Água Doce.

Salto Veloso – Município sedia reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional

O encontro será nesta sexta-feira no auditório da Câmara de Vereadores, com início às 17h30min.

Na ocasião se reunirão prefeitos, presidentes dos legislativos municipais e representantes da sociedade civil organizada, para a realização da sexta reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional deste ano e, a quinta, a ser realizada de forma descentralizada.

De Acordo com o Secretário Regional de Videira e presidente do Conselho, Dorival Carlos Borga, a reunião do conselho contará com aproximadamente dez projetos voltados para aprovação de pré-enquadramentos no Programa de Fomento à Produção Agropecuária, da Secretaria de Estado da Agricultura, que atende produtores de Videira, Tangará e Arroio Trinta.

Segundo Borga, os projetos somam mais de R$ 180 mil reais do Governo do Estado.

Também estará em votação o projeto piloto em Comunidades Rurais Digitais e Inclusão Digital, beneficiando o município de Pinheiro Preto. O projeto, no valor de R$ 479.145,00, é uma ação prevista no programa SC Rural, por meio do projeto Beija Flor.

A proposta é criar um sistema de projeto piloto de comunidades rurais digitais em municípios catarinenses, disponibilizando acesso às informações e a internet a uma 

parcela significativa da população, democratizando o acesso, em especial na área rural.

Borga explica que além da votação de projetos, a reunião do Conselho também contará com a divulgação da campanha antidrogas, que está sendo desenvolvida pelo Estado de Santa Catarina.

A campanha estadual desenvolvida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que tem como lema: Drogas, não dá mais para aceitar.

Além do Secretário Dorival Carlos Borga vestir a camisa da campanha, a iniciativa será proposta para todos os prefeitos da região. Segundo Borga o objetivo é difundir a iniciativa, com o objetivo de combater este mal que vem angustiando muitas famílias e a sociedade.

Além de camisetas da campanha entregue aos prefeitos, também serão distribuídos adesivos da iniciativa para todos os presentes.

Treze Tílias –Rotary e Interact realizam 1ª Feijoada Beneficente

A feijoada será neste domingo, dia 25 de outubro, no Salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Treze Tílias.

Segundo o presidente do Rotary José Carlos Toporóski, a promoção será em prol do banco de cadeiras de rodas e aparelhos ortopédicos.

Conforme a equipe que organiza o evento, a intenção é servir 250 almoços. A venda de ingressos está sendo feita de forma antecipada até às 14 horas deste sábado. Os ingressos podem ser adquiridos com os 

membros do Rotary e do Interact, ou pelo telefone 9980 3958.

Torporóski, explica que o cardápio será feijoada completa, acompanhada de arroz branco, couve refogada, farofa de mandioca, salsa picada, laranja-pera, pão francês e um mix de folhas verdes. A almoço será servido as 12h00 ao valor de R$ 25,00.

Salto Veloso –ACISV promove 3º Jantar e Desfile de escolha da Rainha e Princesa da Indústria e Comércio de Salto Veloso

Oito candidatas que disputarão, neste sábado, dia 24 outubro o título de Rainha e Princesa do Comércio e Indústria de Salto Veloso. Elas serão avaliadas pelo corpo de jurados pela simpatia, beleza e desenvoltura na passarela.

Disputarão o título de rainha e princesa:

Anny Karoline Sartori, representando a Farenzena Serralheria

Carla Eduarda dos Santos, representando a JS Pneus

Emanuelle Zamboni, representando o Pesque e Pague Zamboni

Emily Luvison, representando a Taigar System

Júlia Nezzi, representando a Nezzi Materiais de Construção

Paula de Bastiani, representando a Zamboni Pneus

Renata de Oliveira, representando o Mercado Santa Juliana

E Vitória Balbinot, representando a Padaria Novo Pão 

Na ocasião também será realizado um desfile de modas promovido pelas lojas associadas a ACISC.

O presidente da Acisv, Gelson Giacomin, informa que todo o dinheiro arrecadado no evento, será investido na decoração e ornamentação da cidade de Salto Veloso para Natal 2015. 

Conforme Giacomin, ainda existem alguns ingressos à venda, disponíveis no comércio velosense, na ACIVS e com a diretoria ao valor de R$ 25 reais para adultos e R$ 15,00 para crianças O evento acontecerá no salão da igreja matriz a partir das 20 horas.

Água Doce -  Prefeito informa que Travessa Marcílio Dias será resolvida com a construção de nova galeria

O Prefeito Novelli Sganzerla, lamenta a situação recorrente a cada enxurrada na Travessa Marcílio Dias e proximidades na cidade de Água Doce, fato que se repetiu ontem em função das fortes chuvas registradas na região.

Segundo Sganzerla, o problema existe já há muitos anos e que a única solução é refazer a galeria, com a troca da tubulação que não suporta a vazão das águas.

Sganzerla explica que os recursos para refazer a galeria, virão por meio do convênio que será assinado na próxima quinta-feira, dia 29 com a presença do governador Raimundo Colombo.

Conforme Sganzerla, reforma da galeria, vai atingir 560 metros, iniciando na Travessa Marcílio Dias, passando pela Avenida Independência, Rua Marechal Floriano Peixoto, com vazão no Rio Estreito.

O prefeito detalha, que para a obra, serão utilizados tubos de 1 metro de diâmetro, que segundo os engenheiros, que elaboram o projeto, deverá dar a vazão necessária para as águas das enxurradas que invadem a travessa e as residências nas proximidades.

Redação, reportagens e edição, RAFAEL SILVA e   MILTON LEMKE – Coordenação Geral Nereo Lopes de Lima

APRESENTAÇÃO TATIANE DOSS CARLET e MILTON LEMKE

O Rádio Jornal 99 volta Segunda-feira ao meio dia

Mais informações dentro das notícias da Hora.

Desejamos para você uma Boa Tarde!

Destaques

Veja as mais acessadas