(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Acompanhe na Íntegra

STF proíbe doação de empresas para campanhas eleitorais

Defesa Civil alerta para risco de inundações e deslizamentos de terra em 26 cidades de Santa Catarina

Mais de 85% dos estudantes catarinenses tem desempenho adequado segundo relatório da Avaliação Nacional de Alfabetização

Governo do Estado confirma realização dos Jogos Abertos em Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna

Temporal com chuva de granizo causa estragos em Bairros de Videira

Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – GERA 2015 teve início ontem em Joaçaba

Vereadoras apresentaram requerimento e indicações durante Sessão da Câmara de Ibicaré

LIONS Club realiza almoço beneficente neste fim de semana em Arroio Trinta

Deputado Natalino Lázaere pede agilidade de empresa que executa obras em rodovias da região

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Treze Tílias comemora 80 anos

CTG Porteira Velosense encerra Semana Farroupilha com rodeio

Termina segunda-feira prazo para inscrição para o desfile histórico da Tiroler fest

Município de Macieira adota turno único para contar gastos públicos  

Acadêmicos do Curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba iniciam levantamento da saúde bucal dos trezetilenses

Sindicato Rural de Água Doce organiza a Oitava edição da Feira da Primavera

SESI anuncia que não vai mais instalar farmácia em Treze Tílias

Hoje é Sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Rádio Jornal 99, Produção: Departamento de Radiojornalismo da Tropical FM

Redação, Reportagens e Edição Luiz Alberto Rubim, Rafael Silva e Milton Lemke. Direção Geral Nereo Lopes de Lima

Apresentação Tatiane Doss Carlet e Milton Lemke

PREVISÃO DO TEMPO

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA

Hoje é dia dos símbolos Nacionais. A bandeira, o Hino nacional, as armas nacionais e o selo nacional.

Hoje também é o dia da Televisão Brasileira. Foi em 18 de Setembro de 1950 que a TV Tupi era inaugurada na Capital Paulista pelo nordestino, Assis Chatobriam considerado o maior empresário das comunicações na época

Em 1977 O Uruguai expulsa Leonel Brizola, que viaja para os Estados Unidos.

Em 1981 O Presidente Figueiredo sofre um infarto e Aureliano Chaves assume o poder.

Em 2007 Iniciou em Água Doce, a primeira exposição denominada: Chegando a Estação das Flores.

2010 - Primeiro Recicla CDL é realizado em Água Doce. Mais de meia tonelada de lixo digital foi arrecadada na campanha.

2012 - Exposição Vivendo 100 Anos do Contestado é realizada em Tangará

2012 - Colóquio Regional de Educação Infantil é realizado em Treze Tílias

2014 - Primeiro Café Tropical, realizado pela Emissora nas novas instalações e novos estúdios da Tropical FM contou com a presença do Prefeito Mauro Dresch

Estes são alguns dos fatos que marcam o dia 18 de Setembro na história

NACIONAIS e ESTADUAIS

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem proibir as doações de empresas a campanhas eleitorais.

A votação se encerrou com um placar de 8 a 3 contra a continuidade do financiamento privado, sistema que estava em vigor no país. Os três ministros que votaram a favor foram Gilmar Mendes, Celso de Mello e Teori Zavascky.

A Corte entendeu por maioria qualificada que é proibida a doação de verbas por parte de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais.

Dessa forma, o novo sistema já poderá ser aplicado às eleições municipais de outubro de 2016, pois o julgamento se encerrou um ano antes do pleito, e valerá para todas as eleições seguintes, segundo o STF.

Florianópolis - Pelos menos 26 municípios de Santa Catarina correm o risco de sofrer com inundações, alagamentos e deslizamentos de terra caso continue a chover forte nas próximas horas.

O alerta é da Defesa Civil estadual. A região mais atingida é o Sul de Santa Catarina, mas também há focos de preocupação na Serra.

Algumas cidades tiveram volumes elevados de chuvas nas últimas horas como o caso de Timbé do Sul:  com 180 mm;

Morro Grande: 165 mm; Meleiro: 154 mm e Ermo: 139 mm.

De acordo com o órgão, nestes municípios o solo está saturado, os rios estão cheios e há previsão de continuidade de chuvas volumosas para as próximas horas.

A chuva acumulada nas últimas 24 horas em algumas cidades já superou a média mensal. Em todo o mês de setembro, as regiões costumam ter volumes entre 130 e 150mm.

Florianópolis - O Ministério da Educação divulgou ontem, o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização  

A avaliação é realizada com estudantes do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas e mede os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, leitura e escrita e Matemática. A prova foi aplicada em 2014.

Durante apresentação dos resultados em Brasília o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro disse que Santa Catarina é um estado que, novamente nesta avaliação, mantém um desempenho muito bom em todas as provas e é um grande exemplo para o Brasil mesmo não sendo o Estado mais rico do país.

Santa Catarina foi destaque nacional na avaliação. Na rede estadual, a Escrita teve 83,83% dos alunos atingindo ou extrapolando os objetivos de aprendizagem esperados ao final de um terceiro ano.

Na Leitura, os índices apresentam que 87,78% das crianças alcançaram ou extrapolaram os objetivos de aprendizagem esperados ao final do terceiro ano, ou seja, identificam a finalidade de textos como convite, cartaz, receita e bilhete, localizam informação explícita em textos curtos, com até cinco linhas e em gêneros como piada, poema, história em quadrinhos, texto informativo e narrativo.

Com os números 86,67% dos alunos excederam ou atingiram nível satisfatório de entendimento dos conceitos matemáticos esperados.

De acordo com a Diretora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Marilene Pacheco, o bom desempenho se deve a vários fatos, entre eles os projetos desenvolvidos nas escolas estaduais.

Ela destaca que com o resultado da avaliação pode-se analisar as práticas e definir novas políticas para conquistar o êxito de todos os alunos.

A SEGUIR...

Governo do Estado confirma realização dos Jogos Abertos em Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna

Temporal com chuva de granizo causa estragos em Bairros de Videira

Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – GERA 2015 teve início ontem em Joaçaba

REGIONAIS E LOCAIS

Joaçaba – Depois de muita polêmica o Governo do Estado confirmou a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 2015, que ocorrerão nos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, os jogos ocorrerão na data prevista, os recursos estão garantidos e as obras de infraestrutura necessárias à realização do evento serão executadas conforme a programação inicial.

Ontem, Serpa se reuniu com o presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Osvaldo Juncklaus, o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, além de representantes da Procuradoria Geral do Estado e das secretarias de Turismo, Cultura e Esporte e da Administração.

O objetivo foi decidir o modelo de repasse de recursos de modo a atender a orientação do Tribunal de Contas do Estado, que suspendeu a descentralização para o Jasc 2015 por meio do contrato entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba e a Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense e, assim, garantir a realização dos jogos. Os Jasc serão realizados de 12 a 21 de novembro.

Videira -  Temporal com chuva de granizo causa vários estragos em Bairros do Município.

Por volta das 22 horas de ontem uma forte chuva acompanhada de pedras de gelo, atingiu vários bairros do município de videira. Além disso, os ventos foram fortes, fazendo com que vidros de estabelecimentos comerciais, escolas e casas não resistissem e estourassem.

Os bairros mais atingidos foram o Cidade Alta e Farroupilha, no entanto, existem registros de problemas em todos os bairros e localidades do interior de Videira. Os maiores problemas foram destelhamentos causados pelo vento e as telhas perfuradas pelas pedras de gelo.

O que impressionou ainda foi o tamanho do granizo. Pedras de gelo do tamanho de um ovo de galinha foram registradas por moradores da cidade.

Segundo informações do Corpo de bombeiros do Município, em função do grande número de chamadas, os bombeiros não tiveram condições de se fazer presentes em todas as ocorrências. Desta forma, os prejudicados foram até o quartel buscar as lonas.

Foram distribuídas lonas para 80 pessoas, somando cerca de 9 mil metros. A Defesa Civil e os próprios bombeiros tiveram que buscar lonas nos municípios próximos.

Ainda de acordo com os Bombeiros, uma pessoa ficou ferida. Um homem atuava no conserto do telhado depois da chuva e acabou caindo, os ferimentos foram superficiais.

A Defesa Civil municipal ainda não fez um levantamento dos estragos causados pelo temporal.

Joaçaba – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – GERA 2015 teve início ontem no Município.

A cerimônia de abertura lotou as dependências do Teatro Alfredo Sigwalt e do Pavilhão Frei Bruno em Joaçaba.

Realizada em dois momentos, a solenidade teve início no Teatro e depois se estendeu ao Pavilhão Frei Bruno, local da Feira.

Em comemoração aos seus 75 anos de fundação, a GERA 2015 é uma promoção da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense, a ACIOC.

O presidente da entidade, Mircon Roberto Becker, em seu pronunciamento, declarou que a intenção é provocar e incentivar uma mudança de cultura empresarial na nossa região, abrindo e conquistando novos caminhos, com objetivos definidos, o crescimento mais sustentável do meio oeste de Santa Catarina.

Representando o Governo do Estado, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Ricardo Grando, exaltou a entidade pela audácia na realização do GERA 2015.

Ele salientou que o evento vem ao encontro de um projeto que está se tornando realidade em Joaçaba, que é o Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe que tem como missão promover e incentivar atitudes inovadoras.

Após os pronunciamentos oficiais, os presentes assistiram a Palestra Muda com o comunicador Dado Schneider que tem mais de 35 anos de experiência.

Na sequência, os convidados foram até o Pavilhão Frei Bruno onde ocorreu o corte da fita que marcou a abertura oficial da Feira GERA 2015.

A Feira GERA 2015 estará aberta à comunidade nesta sexta-feira a partir das 13 horas. A entrada no evento é gratuita.

A SEGUIR

CTG Porteira Velosense encerra Semana Farroupilha com rodeio

Município de Macieira adota turno único para contar gastos públicos  

Sindicato Rural de Água Doce organiza a Oitava edição da Feira da Primavera

SESI anuncia que não vai mais instalar farmácia em Treze Tílias

REGIONAIS E LOCAIS

Treze Tílias – Parque Lindendorf completa hoje 11 anos de fundação.

A empresa familiar surgiu após Valter Félder residir seis anos na Áustria e se especializar na área.

Uma das grandes atrações do Parque Lindendorf além da tradicional culinária austríaca é a Minicidade, que representa através de maquetes a cidade de Treze Tílias.

O Parque também possui lago com peixes e vários animais como avestruzes e capivaras.

Hoje o Parque Lindendorf é ponto de visitação de todos os turistas que passam pelo município.

O Parque foi inaugurado no dia 18 de setembro de 2004 tendo como pioneiros, Valter Felder, Daniele Felder, Vitor Koroll, Renate Koroll, Rose Koroll, Vilson Koroll e Elizabeth Koroll.

Arroio Trinta -  LIONS Club realiza almoço beneficente neste fim de semana.

O LIONS CLUB de Arroio Trinta vai realizar no domingo um almoço beneficente para arrecadar dinheiro com objetivo de continuar ajudando as pessoas.

O almoço será realizado nas dependências do pavilhão da Igreja matriz de Arroio Trinta a partir das 11:30.

As pessoas que ainda não adquiriram seu ingresso o mesmo está sendo comercializado ao preço de 20 Reais na Farmácia Nossa Senhora dos Campos.

No cardápio será servido Porco a Paraguaia, galeto, macarronada, pão e saladas.

Ibicaré – Vereadoras apresentaram requerimento e indicações durante Sessão da Câmara nesta semana.

As vereadoras Eloides Gonsalves Stopassola e Maria Ivete Pivetta que assumiram uma cadeira na Câmara de Vereadores durante este mês de setembro, apresentaram indicações e um requerimento na reunião realizada na terça-Feira.

A Vereadora Maria Ivete Pivetta apresentou requerimento solicitando a administração municipal que informe se existe no mapa do município alguma rua que de acesso direto entre as ruas José Acco no loteamento dona Helena e a Rua Euclides Pivetta nas proximidades do Centro de múltiplo uso.

Após discussões o requerimento foi aprovado e a vereadora justificou que já existe essa rua e solicita que a mesma seja reaberta.

Já a vereadora Eloides Stopassola, apresentou indicação para que se providencia junto a Celesc a colocação de um poste ou um braço com lâmpada no final da rua Padre Bino. Segundo a vereadora esse local é muito utilizado para manobra de veículos e está com pouca iluminação.

Outras indicações da vereadora Maria Ivete Pivetta, solicitam melhorias na Rua José Acco e colocação de sinalização na Rua.

Também pediu que se coloque um espelho entre as Ruas José Acco e São Salvador, além da construção de uma praça com brinquedos e aparelhos de Ginastica no Loteamento Dona Helena.

Deputado Natalino pede agilidade de empresa que executa obras nas rodovias

Segundo o deputado Natalino Lázare é preciso que a empresa que executa as obras de revitalização das rodovias que ligam Videira a Tangará e Iomerê e Treze Tílias, tenha mais agilidade e comprometimento com o andamento dos trabalhos de melhoria e adequação do pavimento.

O parlamentar compara que outras rodovias próximas estão com os serviços adiantados, mas estes dois trechos, de acordo com constatações de Lázere, caminham a passos lentos, com poucas máquinas e equipes nos canteiros de obras.

Natalino revelou sua indignação por saber que o Governo do Estado está com os pagamentos em dia com a construtora.

Ele diz que o Deinfra e a Secretaria de Infraestrutura precisam cobrar de forma mais efetiva o cumprimento do contrato que possuem com esta empresa, sob pena dos motoristas conviverem ainda muito tempo, com o perigo de buracos e imperfeições na pista, oferecendo risco permanente para utiliza estas vias.

Conforme o deputado, o governo poderia descredenciar a empresa e fazer novo processo licitatório, mas este procedimento é bastante burocrático e poderia levar ainda mais tempo para que a obra de fato se concretize.

Para Natalino, não se pode mais admitir esta situação. Ele diz que vai constantemente até o Deinfra cobrar uma atitude sobre a condição das rodovias, mas vê que os avanços são muito tímidos. O deputado afirma que é um fiscalizador destas obras e vou continuar lutando para que elas, efetivamente, saiam do papel.

Natalino diz ainda que a Secretaria Regional de Videira, através do titular do órgão, Dorival Borga, também tem envidado esforços na cobrança de providências com relação às rodovias, pedindo ações efetivas da empresa que venceu a licitação.

Treze Tílias – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comemora 80 anos

O evento ocorre neste domingo, dia 20 de setembro, com celebração em alusão aos 80 anos da Paróquia Trezetiliense. Conforme o Pároco Padre Almedo Drietrich, a festa do domingo inicia com missa às 10h00 no Parque do Imigrante, com a presença de todas as comunidades do interior e ao meio haverá almoço no salão da paróquia.

Segundo o Padre, os lucros da festa deste domingo serão utilizados para a sequência das obras da laje do segundo piso do novo salão paroquial, também chamado de novo centro de convivência.

O Pároco faz menção a criação da Paróquia, que remonta ao ano de 1935, antes mesmo da emancipação de Treze Tílias.

No dia 08 de novembro de 1935, o então Bispo diocesano de Lages, Dom Daniel Hostin, desmembrou da Paróquia São João Batista de Bom Retiro, hoje Luzerna, parte de seu território para criar a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Padre Almedo comenta que o primeiro Pároco de Treze Tílias, surgiu por uma indicação do Ministro Andréas Thaler fundador da cidade.

O primeiro Pároco foi o Monsenhor Johann Reitmeier, após ter sido prisioneiro de guerra, permaneceu por mais de 30 anos como Pároco até o ano de 1968.

O Pároco de Treze Tílias, também menciona a vinda de Irmãs Religiosas da Áustria, que a partir da criação da Paróquia, muito trabalharam em prol principalmente junto as famílias de Imigrantes.

Salto Veloso - CTG Porteira Velosense encerra Semana Farroupilha com realização de rodeio neste final de semana

A Semana Farroupilha desenvolvida pelo Centro de Tradições Gaúchas, Porteira Velosense e Cavaleiros do Salto, teve início na segunda-feira, dia 14, com realização de duas cavalgadas pela cidade.

Conforme o patrão dos cavaleiros, Paulo Hoffelder, as atividades da semana fecham neste sábado e domingo com um rodeio com quadros convidados, e a realização de jantar na noite desta sexta-feira.

Hoffelder informa que o cardápio da noite desta sexta-feira, será feijoada e quirera. Os ingressos para o jantar custam R$ 20 reais e devem ser adquiridos com indecência com o patrão do CTG, Sérgio Borga.

O rodeio terá início no sábado à tarde, a partir 03 horas, com provas de vaca parada, valendo pontos para a Olisalto. Às 16 horas iniciam as competições do tiro de laço com 20 quadros convidados.

O rodeio reinicia domingo pela manhã a partir das 08horas com competições de laço. Ao meio dia haverá churrasco e às 15 horas o conjunto Bom de Dançar irá animar um matine, com entrada gratuita. O Patrão dos Cavaleiros do Salto lembra, que para participar do rodeio, será exigida o exame de Mormo e Anemia dos animais que participarão do evento.

Paulo Hoffelder, diz que o Movimento Tradicionalista é bastante forte em Salto Veloso e muito reverenciado pela população no município, principalmente, porque a maioria das pessoas que vivem em Salto Veloso tem alguma descendência de gaúchos.  

Treze Tílias – Termina segunda-feira prazo para inscrição para o desfile histórico da Tiroler fest

A informação é da coordenadora da Comissão do Desfile, Soraya Boeseng Juchen. Ela reitera que o prazo para desejam participar do desfile típico e histórica precisa providência sua inscrição até segunda-feira, dia 21.

Soraya, lembra os grupos, associações, entidades e pessoas que as inscrições são efetuadas na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

Soraya explica que as inscrições também podem ser feitas de forma individual. Ela orienta, que para desfilar será necessário estar trajado tipicamente, para valorizar as tradições e costumes trazidos pelos imigrantes para o Tirol Brasileiro.

O desfile histórico celebra os 82 anos de Imigração Austríaca em Treze Tílias e, acontecerá no dia 11 de outubro às 10 horas, integrando a programação da Tirolerfest 2015.

Macieira – Município adota turno único para contar gastos públicos 

Acordo com o Prefeito Emerson Zanela, os setores que estão atuando em horário único, são as secretarias de agricultura e de obras, que passaram a atender durante esta semana das 07 às 13 horas.

Conforme Zanela, até o final do mês será feita uma avaliação para ver como se comportará a nova forma de atendimento, se o resultado for positivo, o turno único poderá ser adotado também em outros setores.

Zanela justifica a medida como uma prevenção, com a finalidade de diminuir gastos em função das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, decorrentes das frequentes quedas de arrecadação.

Treze Tílias - Acadêmicos do Curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba iniciam levantamento da saúde bucal dos trezetilenses

Nos dias 19 de setembro, 03 de outubro e 20 de novembro, Acadêmicos do Curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba, irão promover em Treze Tílias, um levantamento da saúde bucal da população trezetiliense.

De acordo com a equipe que organiza a ação, serão coletados dados da caracterização socioeconômica, escolaridade, morbidade bucal referida e uso de serviços, auto percepção e impactos sobre saúde.

Na oportunidade também serão realizados exames de edentulismo, isto é, ausência de dentes, serão verificados dentes cariados, dentes perdidos e obturados, em dentes de leite e traumatismo dentário.

A pesquisa tem como objetivo, gerar um relatório, que será utilizado pela equipe de saúde bucal do município para aprimorar o processo de trabalho nesta área.

Os representantes do Curso de Odontologia, já estiveram em Treze Tílias para explicar o funcionamento da pesquisa, sendo que o trabalho de levantamento de dados inicia, neste sábado dia 19. 

Agua Doce – Sindicato Rural organiza a Oitava edição da Feira da Primavera.

A informação é do Presidente do Sindicato Rural Vilson Verona.

O evento está programado para acontecer no dia 03 de outubro no Parque de Exposições de nova Vicenza.

A programação para os dois dias iniciam na sexta-feira com o recebimento dos animais e no sábado o grande leilão com abertura do parque as 08 horas, 12 horas almoço e as 13 horas leilão dos animais em pista.

Segundo Verona novamente serão leiloados animais de ótima qualidade, especialmente novilhas.

Costumeiras feiras acontecem no domingo e a feira de Água Doce tem um diferencial que é sua realização no sábado como já aconteceu em outros anos.

Treze Tílias - SESI anuncia que não vai mais instalar farmácia em Treze Tílias

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina -  FIESC, por meio do Serviço Social da Indústria, o SESI, realizou estudos para implantação de uma Unidade do SESI Farmácia no município de Treze Tílias, atendendo a pedidos locais. A federação anuncia que os resultados de sondagem se mostraram desfavoráveis a implantação. 

Conforme a diretoria executiva do SESI, neste momento, o sistema decide pela não instalação de uma Unidade do SESI Farmácia em Treze Tílias.

Entre os motivos estão: o atual cenário econômico, que requer cautela quanto a novos investimentos, a adesão das Indústrias e demais empresas da região foi baixo, não assegurando a viabilidade do negócio, o ambiente não é favorável para ampliação de mais uma loja, no segmento farmácia em Treze Tílias. 

De acordo com depoimentos de empresários, as lojas existentes atendem à demanda, havendo somente a necessidade de reavaliação nos horários de atendimento apenas. 

No levantamento de dados, os empresários locais apontaram outras demandas mais prioritárias de atendimento pelo SESI, como Segurança e Saúde no Trabalho. 

No mês de junho deste ano, a FIESC promoveu uma reunião com café manhã, no Treze Tílias Park Hotel. Na ocasião o encontro contou com a presença do vice-presidente da FIESC para a região Centro Oeste Márcio Luís Dalla Lana, quando foi discutida a possibilidade da implantação da farmácia em Treze Tílias.

Redação, reportagens e edição LUIZ ALBERTO RUBIM, RAFAEL SILVA e   MILTON LEMKE – Coordenação Geral Nereo Lopes de Lima

APRESENTAÇÃO TATIANE DOSS CARLET e MILTON LEMKE

O Rádio Jornal 99 volta Segunda-feira. Mais informações dentro das notícias da Hora.

Destaques

Veja as mais acessadas