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Brasil Gigantes do Asfalto, projeto de benefícios para caminhoneiros

Gigantes do Asfalto, projeto de benefícios para caminhoneiros

Os ministérios da Economia e da Infraestrutura lançaram um pacote de benefícios para caminhoneiros.

O projeto Gigantes do Asfalto serve para amenizar os efeitos econômicos que esses profissionais enfrentam por causa da instabilidade do preço do Diesel e, também, por causa do preço da manutenção e dos impostos dos caminhões. O programa foi feito por meio de decretos e Medida Provisória assinados pelo presidente Jair Bolsonaro com nove propostas. As principais são: ofertas de linhas de crédito especiais para a categoria adquirir veículos novos; parceria com montadoras para que os profissionais façam manutenções mais baratas; construção e manutenção de rodovias federais ao custo de R$ 2 milhões; mais agilidade na vacinação contra a Covid-19; e expansão de linhas de crédito para a compra de equipamentos dos caminhões, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

O projeto foi apresentado em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ressaltou a importância dos caminhoneiros para a economia do país. “Tem algumas coisas que são imediatas, como as mudanças nas regras de pesagem. Tem um efeito imediato, porque elimina a pesagem dos veículos até 50 toneladas pelo peso por eixo. Isso dava muito problema porque o caminhoneiro enchia o caminhão dele, a carga se movimenta ao longo do trajeto e a gente acaba tendo sobrepeso por eixo, e isso gerava multa. Então, até 50 toneladas a gente vai acabar com isso e a partir de 50 vai aumentar a tolerância”.

O projeto Gigantes do Asfalto é um meio adotado pelo presidente Jair Bolsonaro, com o objetivo de evitar paralisações dos caminhoneiros como a de 2018. Naquela oportunidade, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil recuou 1,2% e tudo o que o governo não quer, neste momento, é mais um problema para se preocupar. Para que o projeto aconteça, o Planalto conta com o apoio do presidente da Confederação Nacional das Transportadoras Autônomas, Dimas Bueno. “É uma demonstração de que o governo está interessado em resolver. Eu acho que o pacote vai solucionar uma série de problemas antigos da categoria e, principalmente, na questão econômica do caminhoneiro. Ela vai contribuir para que o profissional se fortaleça mais com a sua rentabilidade”. Há, também, a previsão de distribuição de tickets de auxílio aos profissionais que gastam muito dinheiro com abastecimento, mas esta parte do projeto ainda não foi definida. Joacyr Joaquim da Silva afirma que o último reajuste no preço dos combustíveis, feito em fevereiro, afetou a renda dele.

O pacote seria um grande ganho. “Tá difícil trabalhar. Em média a gente gastava aí R$ 70 a R$ 100, onde está gastando R$ 150 a R$ 170 para rodar 150, 200 quilômetros. Está bem difícil”, comenta o caminhoneiro. Devanildo Alves trabalha há 15 anos como caminhoneiro e viaja para, pelo menos, cinco estados. Ele criticou a qualidade das rodovias. “Bem danificada, cheia de buraco, mal sinalizada, as que tem pedágio ainda é melhor um pouquinho, mas a maioria está bem esburacada”, dispara. Dados do Ministério da Infraestrutura afirmam que, atualmente, 87% do transporte de cargas no país é feito pelas estradas. Neste ano, o preço do combustível já passou por seis reajustes. Atualmente, o valor do Diesel está em R$ 4.68, quase R$ 1 a mais do que no mesmo período do ano passado.

Por Luis Ricardo Machado

Rede de Notícias Regional /Brasília

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