Defesa Civil alerta para fortes temporais e chance de granizo nas próximas horas em SC - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Santa Catarina Defesa Civil alerta para fortes temporais e chance de granizo nas próximas horas em SC

Defesa Civil alerta para fortes temporais e chance de granizo nas próximas horas em SC

O radar meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina detectou, na tarde desta terça-feira (12), uma intensa linha de instabilidade sobre as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Segundo o órgão, as características são de temporais, com chuvas intensas, rajadas de vento e descargas atmosféricas e com grande probabilidade de queda de granizo nas próximas 3 horas. Na região do Litoral Norte, devem ocorrer pancadas de chuva moderadas a isoladamente fortes.

A Defesa Civil também publicou um aviso marítimo para o litoral catarinense. Até sexta-feira, dia 15, há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno acontece devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam o empilhamento da água marinha na costa e incidência de ondas de 2 m a 2,5 m próximas ao litoral.

Recomenda-se especial atenção para os locais próximos a desembocaduras de rios, Rodovia Diomício Freitas, CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela abaixo.

Foto:

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

Veja as mais acessadas