Rio do Peixe quase desaparece em trecho na cidade de Luzerna. Entenda o motivo! - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Luzerna Rio do Peixe quase desaparece em trecho na cidade de Luzerna. Entenda o motivo!

Rio do Peixe quase desaparece em trecho na cidade de Luzerna. Entenda o motivo!

Embora não tenha chovido muito nos últimos dias a região está longe de um período de estiagem. Então como explicar a súbita queda no nível do Rio do Peixe, que pode ser notada no município de Luzerna nesta quinta-feira, 19?

Foi o que muitas pessoas se perguntaram ao ver o rio praticamente vazio no trecho que corta o perímetro urbano do município. A resposta é que a causa do fenômeno veio de mãos humanas.

 
 

No trecho em que houve a queda do nível existem duas barragens, ambas de propriedade da empresa Francisco Lindner. São usinas hidrelétricas que geram a energia consumida nas unidades industriais. A usina hidrelétricas Sant’ Ana, na SC-452, km 243 e a São Francisco, na área urbana.

Para fazer a manutenção das barragens é preciso que o nível da água seja reduzido, assim as equipes tem acesso a áreas que geralmente estão submersas. Sendo assim, a barragem da Sant’ Ana foi praticamente fechada, o que fez o rio baixar e possibilitou as equipes de manutenção trabalharem e realizarem os serviços necessários.

A usina hidrelétricas Sant’ Ana teve as comportas praticamente fechadas para permitir a manutenção.

Tão logo o trabalho acabe o nível do Rio voltará a normalidade, como sempre acontece após estes serviços.

O que despertou a atenção dos moradores ribeirinhos foi que desta vez o nível do rio realmente baixou, como, segundo eles, não acontecia antes.

 

Fonte: Eder Luiz

Galeria de Imagens

Veja as mais acessadas