Arroio Trinta e Salto Veloso completam hoje 56 anos de emancipação político administrativa - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Região Arroio Trinta e Salto Veloso completam hoje 56 anos de emancipação político administrativa

Arroio Trinta e Salto Veloso completam hoje 56 anos de emancipação político administrativa

Arroio Trinta

 No início, o lugar, era praticamente virgem, ganhou o nome de Encruzilhada, porque pelo local cruzavam dois caminhos utilizados como trilhas pelos tropeiros.

 O nome Arroio Trinta veio depois. A história registra que no início da colonização, o alimento básico dos desbravadores era a Polenta, e a moagem do milho mais próxima ficava a 18 km, na comunidade de Bom Sucesso.

 O percurso era feito a pé, ou a cavalo, e por este trajeto ser cheio de curvas, cruzavam um arroio, por 30 vezes.  Este riacho corta o centro da cidade e deságua no Rio São Bento, daí o nome Arroio Trinta.

 As primeiras famílias a morar em Arroio Trinta vieram do Sul estado, especialmente de Criciúma e Urussanga. A emancipação aconteceu em 15 de dezembro de 1961, quando o distrito, tornou-se município.

 Desde então, exerceram o cargo de prefeito, Virgínio Biava, Hercídio Cividini, Írio Zardo, Lídio Spricigo, Sadi Carvalho, Natalino Lazare, Ivo Antônio Paganini, Alcidir Felchilcher e Cláudio Spricigo. Em função do aniversário, hoje é feriado municipal.

 O atual prefeito, Cláudio Spricigo, destaca que não há programação festiva, já que a programação alusiva ao aniversário foi realizada durante a Festivitá Al Italiana, em sua avaliação uma das melhores dos últimos anos.

 Spricigo destaca que Arroio Trinta é uma cidade pequena, que não teve grande crescimento populacional, no entanto se destaca pela qualidade de vida, que é maior que as médias catarinense e nacional.

 O prefeito agradeceu a todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que já passaram pela gestão municipal e também cada munícipe que tem feito a diferença para que Arroio Trinta chegasse ao patamar que está hoje e continue buscando ser melhor.

 

Salto Veloso

Salto Veloso tem aproximadamente 4.500 habitantes, com uma população de etnia predominantemente italiana, cujas famílias colonizadoras vieram do sul de Santa Catarina e da Serra Gaúcha.

 Quando chegaram, os colonizadores encontraram expressiva presença de caboclos que já haviam se instalado no local.

 O nome da cidade está ligado ao seu primeiro morador, o caboclo Antônio José Veloso, que entre os anos de 1897 e 1900 se estabeleceu próximo às cachoeiras existentes num rio de águas abundantes e cristalinas que corriam praticamente ocultas em meio a uma densa floresta.

 Para marcar os 56 anos, o município elaborou programação comemorativa que iniciou o Rodeio do CTG Porteira Velosense, no último final de semana.

 Ontem, quinta-feira, também foi iniciada a entrega de lanches para a população e promovido um baile. Hoje, as atividades iniciam às 14h com abertura do parque com brinquedos infláveis para as crianças. Às 14h30 inicia a entrega de lanches, também mateada, pipoca e venda de hambúrguer.

 A abertura oficial da festa acontece as 16h, e contará com a presença de autoridades, do Papai Noel. Às 16h30 será realizada a entrega de presentes para as crianças até 12 anos.

 A programação de aniversário inclui ainda Show Musical Infantil Especial de natal, Chiquito e Bordoneio e apresentações locais. O encerramento está previsto para as 23h.

 

Veja as mais acessadas