Tropical FM inicia série de retrospectivas com municípios da região - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Região Tropical FM inicia série de retrospectivas com municípios da região

Tropical FM inicia série de retrospectivas com municípios da região

O município de Treze Tílias abriu a série de retrospectivas da Tropical FM, que fala sobre as principais ações das administrações municipais e câmara de vereadores durante o ano de 2017.

O prefeito Mauro Dresch participou do Rádio Jornal 99 1ª edição da manhã de hoje, acompanhado pelo vice-prefeito Leonir Primo De Rós, Schultz.

No setor de obras e urbanismo o destaque foi para a pavimentação de 17 ruas da cidade, manutenção das estradas do interior e cidade, construção de pontos de ônibus em estilo típico, monumento da Águia, concha acústica, pista de skate e academia ao ar livre.

Para o próximo ano, a administração deve seguir com o programa de pavimentação e também fazer um trevo de acesso ao Centro de Eventos, na saída para Ibicaré.

Na secretaria de agricultura foram mais de 100 agricultores beneficiados com serviços de silagem e escavadeira, além do transporte do calcário para as propriedades, aquisição de um distribuidor de calcário e equipamento para análise do solo, recargas de nitrogênio nos botijões de inseminação artificial, realização da Expotílias, cursos para os agricultores e presença constante nas propriedades.

Mauro Dresch ressaltou que a agricultura de Treze Tílias é referência, com pequenas propriedades bem organizadas e estruturadas que são exemplo para outras cidades e por isso a administração não mede esforços para melhorar.

Ao falar sobre a saúde, o prefeito disse que o setor é bastante delicado pela demanda apresentada e as responsabilidades que são dos governos federal e estadual, mas que muitas vezes acabam sobrando para os municípios.

Hoje, o município conta com 4 médicos no atendimento, sendo 3 clínicos geral, e um pediatra. Plantão sobreaviso das 21h30 às 07h urgências/emergências.

 O número de atendimentos chegou a 42 mil neste ano, uma média de 3.500 atendimentos mensais, ou seja, em 2 meses toda a cidade teria sido atendida. Também são transportados pacientes para outros municípios, totalizando 17 mil km por mês.

 Hoje a prefeitura de Treze Tílias investe 19% do seu orçamento na saúde, quando a obrigação seria de apenas 15%. Segundo Dresch os 4% excedentes representam mais de 1 milhão de reais.

A meta para o ano que vem na área da saúde, é a aquisição de uma nova ambulância, e também a ampliação do Posto de Saúde, para atendimento odontológico.

Outra área destacada pelo prefeito é a educação, também referência no município de Treze Tílias, com 63% dos alunos frequentando a creche, 100% das crianças de 0 a 14 anos estão na escola e o nível de analfabetismo é baixíssimo, de 1,5%.

A prefeitura também tem investido na reforma e manutenção das estruturas escolares, transporte de alunos para universidade e ensino técnico.

Na educação, a grande meta para 2018 é iniciar a construção da nova escola municipal, projeto que deve ter novidades no mês de fevereiro, revelou o prefeito de forma otimista.

Ao falar sobre as secretarias de Turismo e Cultura, o prefeito destacou o trabalho conjunto desenvolvido pelas duas secretarias e que tem trazido bons resultados para o município de Treze Tílias.

Mauro Dresch destacou que além da ampla divulgação do município de Treze Tílias, a parceria com as associações, e a realização de eventos, trouxeram aproximadamente 160 mil turistas para a cidade.

Na área da cultura, a meta para 2018, segundo o prefeito é a instalação de poltronas no Centro de Eventos.

Na Assistência Social, são destaque o trabalho de atendimento aos idosos, grupos de convivência, oficinas de artesanato e culinária com os grupos de mulheres e também as atividades com as crianças.

Por fim, o prefeito destacou os trabalhos da secretaria de esportes, no trabalho com mais de 300 crianças, e também com os idosos que foram campeões estaduais no vôlei adaptado e também participam de várias competições regionais.

Mauro Dresch destacou como dois momentos importantes para o esporte do município a viagem ao Chile, onde a equipe de Treze Tílias venceu todos os jogos e a realização da 9ª Copa Furação, promovida pelo Atlético Paranaense e que vai reunir mais de 1.200 atletas neste final de semana, vindos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Maceió.

Veja as mais acessadas