(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Santa Catarina Repercussão de fotos de soberanas de festa do interior catarinense traz a tona a discussão sobre Cyberbullying

Repercussão de fotos de soberanas de festa do interior catarinense traz a tona a discussão sobre Cyberbullying

Fotos de Rainhas e Princesas de festa típica em município do interior catarinense, tem ganhado as redes sociais, grupos de whatss app e outros meios virtuais e redes sociais em nível nacional.

O Evento em questão é 25ª Kerbfest e a 2º Festa da Tripa Recheada da comunidade de Vista Alegre, zona rural de Princesa, município próximo a São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste Catarinense, com apenas 2.769 habitantes.

A Festa acontece neste final de semana, dias 16 e 17 de Setembro.

Após divulgação do evento em uma emissora de Rádio, de uma cidade vizinha, São José do Cedro, a foto ganhou as redes sociais, e têm sido alvo de assédio virtual.

Essa prática, do inglês cyberbullying, envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro.

As críticas e o assédio acabaram tomando proporções maiores, e as jovens em questão, acabaram expostas a comentários e compartilhamentos, que acabaram por muitas vezes com adjetivos extremamente pejorativos.

Em contato com a reportagem da Tropical FM, o Assessor de Comunicação da Prefeitura de Princesa, Luciano Mattiello, informou que a administração municipal teria solicitado à emissora de rádio que retirasse os comentários negativos.

No entanto, a foto já havia viralizado e tomado conta de outras redes sociais e de grupos fechados do facebook, muito além da publicação da emissora.

Ivan Bernari, Assessor Jurídico do município de Princesa, informou à  reportagem da Tropical FM que as medidas cabíveis estão sendo tomadas pela administração municipal.

Segundo advogados consultados pela reportagem da Rádio Tropical FM, os responsáveis pelo cyberbullyng estão sujeitos às sanções previstas no caso de causar danos à outras pessoas, através da utilização de diversos artifícios, entre eles: xingamentos, palavras que denigram a imagem e moral da outra pessoa, difamação ou até mesmo pela publicação de fotos, sejam verdadeiras ou tenham sido objeto de montagem.

Pelo aspecto civil basta que alguém cause dano a outrem, para que este seja obrigado a repará-lo.

Outra preocupação diz respeito aos efeitos psicológicos do bullying, que muitas vezes resultam em ansiedade, estresse e até aumento da sensação de medo.

De acordo com a psicóloga, Leni Sagin Perotoni, o efeito psicológico do  cyberbullying  é o mesmo do bullying presencial, ou ainda pior, pois tem como agravante o anonimato, que acaba potencializando essa prática.

Segundo os organizadores, a comunidade de Vista Alegre realiza há 25 anos a Kerbfest, festa típica alemã. Para representar o evento são escolhidas jovens da comunidade que se disponibilizam a auxiliar na divulgação da festa.

 

 

Galeria de Imagens

Veja as mais acessadas