• 49 3537.0980 Telefone
  • 49 9104.0013 Celular SMS / WhatsApp

Geral Incrível: Caçador acha espada viking de 1.100 anos intacta em montanha na Noruega. Veja vídeo

Incrível: Caçador acha espada viking de 1.100 anos intacta em montanha na Noruega. Veja vídeo

Uma arma viking de foi encontrada por um caçador de renas em uma montanha remota do sul da Noruega. O Programa Arqueológico de Glacier do Conselho do Condado de Oppland foi recentemente notificado sobre a espada, que foi encontrada no final de agosto nas altas montanhas na região de Lesja.

"É um tipo comum de espada Viking - o que torna a especial é o contexto da e a preservação, pois foi encontrada 1640 metros acima do nível do mar", explicou o arqueólogo do local, Lars Pilo, à rede de TV Fox News. "Pelo meu conhecimento, uma espada viking nunca foi encontrada em uma lugar tão alto antes". 

Os pesquisadores até acompanharam o caçador Einar Ambakk, que achou a espada, de volta ao local com um detector de metais, mas não conseguiram achar outros artefatos nas proximidades. Pilo contou ainda para a reportagem que a espada estava na superfície da montanha por volta de 1100 anos.

"É difícil das pessoas acreditarem que uma espada pode sobreviver mais de mil anos ao ar livre", admitiu o arqueólogo, que acrescentou que para profissionais como ele, isto é menos surpreendente.

"Encontramos anteriormente pontas de ferro ainda mais antigas e com o mesmo grau de preservação que esta espada viking".

O arqueólogo elencou alguns fatores que contribuíram para a incrível preservação da espada, como a excelente qualidade do ferro Viking, tanto como as condições frias e secas da montanha. Segundo Pilo, o fato da espada ter sido encontrada em pequenas pedras soltas, em oposição ao solo, ajudou a preservá-la.

"Apenas para ser claro: a espada não é de gelo, embora, claro, teria sido coberto de neve e gelo durante a maior parte do ano", concluiu. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Notícias Relacionadas