(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Geral Você já ouviu falar que o vidro é líquido? Afinal qual é o estado físico do vidro?

Você já ouviu falar que o vidro é líquido? Afinal qual é o estado físico do vidro?

O vidro é um material que a olho nu e ao toque humano pode-se afirmar que seu estado é sólido. Mas, muitos estudos comprovam que o estado físico do Vidro é uma espécie de quase líquido ou, como dizem os cientistas, é um Sólido Amorfo, que está entre o estado sólido e o líquido.

     O Sólido Amorfo é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atómicos), como os sólidos regulares.

     A classificação de um material em seu estado sólido é quando, as partículas não apresentam liberdade de movimento, cabendo-lhes apenas movimentos de ordem vibracional, e a matéria terá maior densidade molecular. No estado líquido, as partículas podem literalmente “rolar” umas sobre as outras.

   Os argumentos utilizados pelos estudiosos foram, embasados por pesquisas com o vidro em seu estado natural. Observaram que mesmo com a aparência sólida suas partículas permanecem ao longo dos anos em movimento constante, pois não se acomodam entre si.  Na verdade, essa estrutura bagunçada é semelhante à organização das moléculas dos líquidos, mas o vidro não pertence a essa família porque uma substância realmente líquida precisa reunir uma série de propriedades específicas - uma delas é tomar a forma do seu recipiente.

   Outros exemplos de substâncias Amorfas é o algodão doce e o plástico.

     O vidro é obtido através do resfriamento instantâneo de líquidos superaquecidos até o ponto de rigidez sem que haja uma cristalização do material. Algumas pessoas levam em consideração este procedimento, e classificam o vidro como líquido de alta viscosidade, porém poderá ser classificado das duas formas, um líquido de viscosidade elevadíssima ou um sólido amorfo.

Veja as mais acessadas