(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Brasil Pegar carona com motorista bêbado pode dar multa

Pegar carona com motorista bêbado pode dar multa

Várias medidas em tramitação no Congresso Nacional querem aumentar a fiscalização e as punições para bêbados no trânsito.

E agora, não só o motorista que dirigir embriagado, mas também o passageiro que estiver com ele pode ser punido.

O PLS número 221 de 2017, em tramitação no Senado, defende a punição do passageiro que pegar carona com um motorista bêbado.

Segundo a lei, a culpa de dirigir sob o efeito de álcool e entorpecentes passa a ser tanto do motorista quanto do passageiro, que  pode, inclusive, pagar multa de quase TRÊS MIL REAIS, além de poder ser preso por ter pegado carona e concordado com o motorista dirigir depois de ter ingerido bebida alcoólica.

Já o Projeto de Lei número 4380 de 2016 propõe que passageiros sob o efeito de álcool ou drogas sejam proibidos de andar na cadeira do passageiro, ao lado do motorista.

Isso para evitar que ele cometa algum ato que acabe colocando o motorista também em risco. A infração seria gravíssima e a multa de 293 REAIS e 47 CENTAVOS.

E um outro Projeto de Lei, de número 6795 de 2017 proíbe todos os passageiros de ingerirem bebida alcoólica dentro do carro. A proibição, atualmente, é restrita ao motorista. 

Nesse caso a infração seria grave a multa teria valor de 195 REAIS E 23 CENTAVOS.

A ideia da proposta é fazer com que não haja a possibilidade dos passageiros oferecerem álcool a quem está dirigindo o carro.

Estes DOIS últimos projetos de lei estão em tramitação na Câmara dos Deputados. Todas as propostas estão sendo analisadas em comissões na Câmara ou no Senado. 

Veja as mais acessadas