• 49 3537.0980 Telefone
  • 49 9104.0013 Celular SMS / WhatsApp

Água Doce Município de promove hoje mateada dos 59 anos de emancipação

Município de promove hoje mateada dos 59 anos de emancipação

Na tarde desta segunda-feira, dia 24, para comemorar os 59 anos de fundação da cidade de Água Doce, a administração municipal traz para animar a Mateada que acontecerá nas dependências da Praça João Macagnan a partir das 14h, o Grupo Rodeio.

A Mateada contará com brinquedos infláveis para as crianças que estiverem presentes no evento, acompanhado dos seus pais ou responsáveis.

A Administração Municipal, espera contar com um grande número de pessoas, pois hoje, é feriado na cidade de Água Doce.

Água Doce é o 6º maior município em extensão territorial de Santa Catarina. Conforme o IBGE, Água Doce, possui uma população de 7.132 habitantes, miscigenada pelas etnias italiana, alemã e portuguesa. 

As marcas oriundas destas culturas sobrevivem até hoje e são notórias no semblante, costumes e linguagem do seu povo. A economia do município é baseada na agropecuária, onde se destaca o cultivo das culturas de milho, soja, feijão, batata, maçã e frutas de caroço, bem como, a produção de bovinos, ovinos, aves e suínos.

O nome Água Doce teve origem em um pequeno incidente, quando os moradores da vila, na época denominada de Encruzilhada, dirigiam-se em tropas para o município gaúcho de Marcelino Ramos em busca de mantimentos.

No retorno de uma destas viagens, a mula do tropeiro João Líbia, que estava carregada de açúcar, caiu no rio e perdeu toda a sua carga, gerando a denominação do rio e do município como Água Doce.

O município é hoje reconhecido como a Capital Catarinense da Energia Eólica, por abrigar o maior conjunto eólico do Estado de Santa Catarina, composto por 109 aerogeradores.

O feriado de emancipação do município de Água Doce é comemorado no dia 25 de julho, mas foi antecipado para hoje, dia 24.

 

Notícias Relacionadas