(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Videira Videira recebeu nesta quinta-feira(29), a visita do governador Raimundo Colombo, para o lançamento do Fundam 2

Videira recebeu nesta quinta-feira(29), a visita do governador Raimundo Colombo, para o lançamento do Fundam 2

O encontro contou com a participação das prefeituras dos 15 municípios da Amarp.

O investimento previsto para a nova edição é de R$ 700 milhões e os primeiros contratos devem ser assinados no segundo semestre deste ano.

O Governador destacou que o objetivo é levar investimentos para todos os municípios catarinenses, sem a necessidade de contrapartida das prefeituras e garantindo autonomia para que cada cidade escolha o destino dos recursos.

Disse que é uma importante iniciativa do Governo do Estado para dinamizar a economia catarinense, promovendo obras e desta forma, gerando emprego e renda, em todas as regiões de Santa Catarina.

As áreas previstas para destino dos recursos do Fundam são: infraestrutura, logística e mobilidade urbana, construção e ampliação de prédios nas áreas de educação, saúde e assistência social; construção nas áreas de desporto e lazer; saneamento básico; aquisição de equipamentos, veículos e materiais destinados aos serviços de saúde e educação; e aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários novos, fabricados em território nacional.

Na primeira edição do Fundam, os municípios da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) receberam R$ 27 milhões, valor destinado para obras como melhorias em infraestrutura, construção de ponte, de terminal urbano e ampliação de escola, além de aquisição de máquinas, veículos e equipamentos.

O destino do investimento foi uma decisão de cada município, modelo que será repetido nesta segunda edição.

Como cada município apresentou até dois projetos, foram assinados 453 convênios, que possibilitaram a compra de 976 equipamentos, máquinas e veículos, a realização de 56 obras e a pavimentação de 1.358 ruas, o que corresponde a 538 quilômetros lineares pavimentados.

O gerenciamento e o controle do programa devem ficar com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a exemplo do que ocorreu na primeira edição.

Depois de lançado oficialmente, as equipes das prefeituras farão um trabalho em conjunto com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) na elaboração dos projetos dentro das características previstas.

Os 15 municípios que integraram a reunião foram Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira.

Galeria de Imagens

Veja as mais acessadas