• 49 3537.0980 Telefone
  • 49 9104.0013 Celular SMS / WhatsApp

Treze Tílias Hoje faz 78 anos da morte do fundador de Treze Tílias - Andreas Thaler

Hoje faz 78 anos da morte do fundador de Treze Tílias - Andreas Thaler

Nesta quarta-feira, dia 28 de junho, completam-se 78 anos da morte de Andreas Thaler, nascido em Wildschönau, no estado do Tirol na Áustria, no dia 10 de setembro de 1883.

Andreas Thaler foi Fundador de Dreizehnlinden - Treze Tílias – fundada em 13 de outubro de 1933.

Andreas Thaler foi ministro da agricultura da Áustria duas vezes, de 15 de janeiro de 1926 a 4 de maio de 1929 e de 30 de setembro de 1930 a 18 de março de 1931.

De acordo com relatos do livro 75 Anos de Treze Tílias, por volta das 23 horas no dia 27 de junho de 1939, um foguete luminoso disparado pelo padre da paróquia local, dava o sinal de alarme aos moradores de Dreizehnlinden.

A partir da daí, aproximadamente 20 homens com focos luminosos, dirigiram-se para a cabeceira da ponte sobre o então, Rio Vale do Moinho, atual Rio Papuan.  Na ocasião, em decorrência de uma grande enchente, havia acumulado uma grande quantidade de madeira e galhos, formando uma represa, impedindo o escoamento da água.

Havia o perigo eminente de a ponte se romper e, as águas represadas se precipitarem com violência para a parte inferior do vilarejo, podendo destruir as fábricas e as moradias próximas do rio.

Foi realizada uma tentativa de desobstruir o represamento e Andreas Thaler, o líder da colônia, encontrava-se em pé em cima da ponte, iluminado o local com uma lanterna e orientando o trabalho dos homens.

De repente a ponte se ergueu, virou-se com ímpeto e desapareceu nas águas furiosas, levando consigo seis homens, entro os quais Thaler.

O corpo de Thaler só foi encontrado no dia 1º julho, a uma distância de aproximadamente um quilometro abaixo do local do acidente. Ele foi sepultado sob forte comoção no dia 02 de julho de 1939.

Um dos bisnetos do Ministro, o escultor Werner Thaler, diz que a morte repentina do líder da comunidade gerou incertezas e dificuldades para a comunidade, que já vinha enfrentando problemas, por conta da conjuntura política e econômica mundial naquela época, na eminência da 2ª Grande Guerra.

Werner lembra que um ano antes, em 1938, a Áustria havia sido anexada a Alemanha, proibindo a vinda de novos imigrantes para o Brasil, além disso, a Alemanha havida enviado um interventor para Treze Tílias para assumir a coordenação da colonização.

Para Werner Thaler, o dia 28 junho de 1939, talvez tinha sido o dia mais difícil da história de Treze Tílias.  Segundo Werner, a data da morte do Ministro sempre é lembrada pela família, com a celebração de uma missa.

Ouça entrevista com um dos bisnetos do Ministro

Notícias Relacionadas