• 49 3537.0980 Telefone
  • 49 9104.0013 Celular SMS / WhatsApp

Macieira CRAS e Conselho Tutelar de Macieira realizam palestras nas escolas

CRAS e Conselho Tutelar de Macieira realizam palestras nas escolas

O dia 18 de maio foi lembrado como o Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por conta da data, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Tutelar do município, realizaram palestras na Escola de Educação Básica Albina Mosconi para os alunos do ensino fundamental e ensino médio.

Segundo a Psicóloga Priscila Luvison, a violência sexual contra crianças e adolescentes apresenta causas múltiplas e complexas, ela deixa marcas profundas nas vítimas e independe da classe social, podendo acontecer com meninas e meninos que se apresentam em qualquer situação de vulnerabilidade.

A psicóloga destaca ainda que a melhor forma para combater esse tipo de violência é a prevenção, sendo necessário um trabalho efetivo juntamente com os pais e uma sensibilização da população em geral e profissionais envolvidos, além de um trabalho informativo com as crianças e os adolescentes.

Priscila lembra que no Brasil o “Disque 100”, foi criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sendo um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, no prazo máximo de 24 horas, lembrando que o sigilo da denúncia é mantido em todas as situações.

A Psicóloga Priscila Luvison, ressalta que não se deve desviar o olhar, ficar atento e denunciar. Ela ainda reitera que a responsabilidade de proteger as crianças e adolescentes é de todos e, quem não denuncia, é cúmplice.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Notícias Relacionadas